Audiência reúne professores e alunos da Escola de Aplicação da FEUSP


16/05/2016 19:36 | Da Redação: Larissa Leão Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Audiência pública em defesa da Escola de Aplicação da FEUSP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi, coordenador da audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta segunda-feira, 16/5, audiência pública, coordenada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), em defesa da Escola de Aplicação da FEUSP, que apoia a ação de alunos e professores contra "a política de desmonte e sucateamento aplicada pela reitoria da USP".

A Escola de Aplicação da FEUSP é pública e vinculada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Ela tem por finalidade desenvolver projetos pedagógicos, como, por exemplo, sobre questões raciais e de gênero.

Desde a posse do reitor Marco Antônio Zago, novas contratações de funcionários foram proibidas, incluindo a Escola de Aplicação, que teve redução de oito professores no quadro, o que levou a uma reorganização interna das aulas e ao abandono de projetos, devido ao corte de gastos.

A diretora da Escola de Aplicação, Andréia Botelho, destacou a demanda por merenda escolar, ressaltando que buscam a participação da universidade nos trabalhos da CPI que será instalada na Assembleia para investigar irregularidades na distribuição de merenda. Ela também falou da precariedade na infraestrutura da Escola de Aplicação. "Os prédios são antigos e o córrego Pirajussara está afetando a estrutura", disse a diretora.

Alunos e professores reivindicam a abertura de editais para contratações de professores para a EA da FEUSP, o direito à merenda, a imediata construção de refeitório e a manutenção dos blocos A, B e C, ações vetadas pelo reitor.

Giannazi destacou que envirá cópias de documentos sobre a questão ao Ministério Público. Estiveram também na audiência Felipe Tarábola, professor da EA; Sônia Regis, da Associação de Pais e Mestres (APM); as ex-alunas Thaís Bueno e Sofia Garofalo; o presidente do Grêmio da FEUSP, Wagner Carvalho; e o representante do Sintusp, Reinaldo Souza.

alesp