Especialistas reiteram importância do aleitamento materno na prevenção da obesidade

Pediatra nutróloga e educadora física foram ouvidas na CPI que investiga o crescimento da obesidade infantil no Estado
17/05/2016 19:38 | Da Redação Fotos Bruna Sampaio

Compartilhar:

Reunião da CPI constituída com a finalidade de investigar o crescimento da obesidade infantil no Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189458.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Arlete<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera Lucia Perino Barbosa , Maria Arlete e Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas e Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Camargo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um panorama sobre a obesidade no mundo e uma exposição sobre as condições e a prevenção da obesidade infantil foram apresentadas na tarde de hoje, 17/5, durante a realização da segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de investigar o crescimento da obesidade infantil no Estado de São Paulo.

Vera Lucia Perino Barbosa, educadora física, doutora em Ciências da Saúde e presidente do Instituto Movere, uma ong que luta contra a obesidade infanto-juvenil, apresentou o panorama da obesidade no mundo e no Brasil, com base em estudos da revista The Lancet, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

O quadro geral da obesidade, segundo Vera Lucia, informa que existem 2,1 bilhões de pessoas obesas no mundo, e que 37% dos homens e 38% das mulheres têm um índice de massa corporal (IMC, o peso dividido pela estatura ao quadrado) maior que 25, nível acima do limite recomendado. Desde 1980, esse número aumentou em 28% na população adulta e 47% na infantil.

De acordo com a educadora física, os dados para a obesidade apontam para uma situação de epidemia, comum tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, e a orientação da OMS é no sentido de que a prevenção exige ações diversas, mas especialmente no âmbito da atenção primária à saúde, com o incentivo para o aleitamento materno.

Maria Arlete Meil Schimith Escrivão, pediatra nutróloga, chefe do Setor de Obesidade da disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), destacou que a obesidade é resultado de fatores genéticos e ambientais. "Para ser obeso, é preciso ter a pré-disposição genética, mas nem todos que têm esse fator genético tornam-se obesos", afirmou.

Considerando que as práticas alimentares inadequadas nos dois primeiros anos de vida são decisivas para a obesidade, a pediatra afirmou que quanto mais tempo os bebês receberem leite materno como alimentação exclusiva, menor será a prevalência de excesso de peso.

A indústria alimentícia, a mídia e os hábitos e tensões familiares também foram apontados pelas especialistas como aspectos com que impactam o problema da obesidade.

Proposituras

Os deputados do PSB, Ed Thomas e Carlos Cezar falaram de propostas que apresentaram à Assembleia, com o objetivo de debater e prevenir a obesidade. O Projeto de lei 25/2012, de Ed Thomas, que institui o Programa Multidisciplinar para Tratamento da Obesidade Infantil, cujo veto total aposto pelo governador deve ser apreciado pelos deputados. Já o PL 1523/2015, que institui o Programa de Educação Alimentar e Nutricional no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Pública de Educação do Estado, e o PL 802/2011, que institui a Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, de autoria de Carlos Cezar, estão em tramitação na Casa.

Na reunião, os membros da CPI também aprovaram requerimento, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary, que prorroga por mais 60 dias os trabalhos da CPI.

Participaram ainda da reunião os deputados Márcio Camargo (PSC), Delegado Olim (PP) e Carlão Pignatari (PSDB).

alesp