Audiência debate violação de direitos humanos na Venezuela

Lilian Tintori fala sobre a prisão de seu marido, o líder oposicionista Leopoldo López
17/05/2016 22:24 | Da redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Hélio Nishimoto, Roberto Tripoli, Lilian Adriana Tintori Parra, Carlos Bezerra Jr., Maria Laura Canineu e  Felipe Locke Cavalcanti <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público participa dos trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública debate o tema Violação dos Direitos Humanos na Venezuela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Direitos humanos na Venezuela em debate na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lilian Tintori  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Laura Canineu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, presidida pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), debateu nesta terça-feira, 17/5, em audiência pública, a violação de direitos humanos na Venezuela. A convidada principal foi Lilian Adriana Tintori Parra, ativista venezuelana de direitos humanos, casada com Leopoldo López, líder oposicionista e coordenador nacional do partido Voluntad Popular, que se encontra preso.

A ativista destacou que a Venezuela é hoje o segundo país mais violento do mundo. Disse que, a cada 20 minutos, morre um venezuelano. Apontou também a crise de abastecimento e a profunda crise econômica por que passa o seu país. "Venho ao Brasil pedir que nos ajudem a parar a violação dos direitos humanos. Temos de libertar todos os presos políticos."

Em setembro de 2015, Leopoldo López foi condenado a mais de 13 anos de prisão, a pena máxima para os crimes de que foi acusado. Organizações de direitos humanos, como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, condenam a prisão de López e as motivações políticas que a sustentam. Apontam também o aparelhamento do sistema judiciário venezuelano para perseguir opositores do governo de Maduro.

O governo de Nicolás Maduro acusa o líder político de incitação à violência durante os protestos realizados em 2014, que terminaram com vários mortos e um incêndio.

Também participaram da audiência os deputados Hélio Nishimoto (PSDB) e Roberto Trípoli (PV), Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch para o Brasil, e o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Felipe Locke Cavalcanti. Entre o público, vários representantes do movimento estudantil Ação Popular.

alesp