SUS sofre ameaça, diz deputada


19/05/2016 17:26 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia no ato público em defesa do SUS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Este é um momento de defesa intransigente do SUS. Não queremos nem um direito a menos", afirmou Márcia Lia (PT) no ato em defesa do SUS organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 18/5. A atividade teve apoio do deputado Carlos Neder (PT).

A parlamentar falou com preocupação da entrevista concedida pelo ministro interino da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), ao jornal Folha de S. Paulo, de 17/5, em que o titular da pasta diz que o "tamanho do SUS precisa ser revisto" e que em algum momento o país não conseguirá mais sustentar os direitos previstos na Constituição.

"O que o ministro quis dizer é que os direitos conquistados ao longo dos anos, o direito à universalidade, à integralidade e equidade, fundamentais para a saúde pública, devem ser revistos ou reduzidos. Isso é inadmissível", disse a deputada. Atualmente, 75% dos brasileiros dependem, exclusivamente, do SUS (mais de 150 milhões). Apenas 25% (cerca de 50 milhões) contam com plano de saúde.

"Temos que juntar forças para combater o golpe e impedir que percamos as conquistas adquiridas. Não queremos o sistema americano. Queremos o nosso sistema de saúde", finalizou.

Participaram da atividade, além de Carlos Neder, o líder da bancada do PT José Zico Prado, o deputado Marcos Martins (PT), o vereador Jamil Murad (PCdoB), Luiz José de Souza, da Plenária Estadual de Saúde, Ana Rosa, da Plenária Municipal de Saúde, Nadir Sales Ramos, do Conselho Estadual de Saúde, e Ronald Santos, do Conselho Nacional de Saúde.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp