Portador de distrofia muscular de Duchenne visita Assembleia


20/05/2016 18:29 | Da Redação: Keiko Bailone Foto: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Capez, Nathan, Emiliano Gomes e Ariane<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Fernando Capez recebeu na última quarta-feira, 18/5, o jovem Nathan Patrzyk, de 12 anos, natural de Irati, Paraná. Ele é portador de distrofia muscular de Duchenne e veio acompanhado do vereador Emiliano Gomes e da mãe, Ariane.

A distrofia muscular de Duchenne não tem tratamento no Brasil, mas há um hospital da Tailândia que realiza tratamento com células tronco, com tecnologia chinesa.

Como o custo das injeções é alto, assim como a viagem, Nathan, seus pais e o vereador iniciaram uma empreitada em busca de recursos para custear o tratamento. Neste mês, estão em São Paulo, pedindo o apoio de autoridades e celebridades do mundo artístico.

A distrofia muscular de Duchenne

A distrofia muscular de Duchenne é causada pela ausência de uma proteína essencial para os músculos, causada por um gene defeituoso. Sem essa proteína, a musculatura vai degenerando pro­gressivamente. Alguns dos sintomas são andar cambaleante, quedas frequentes, dificuldade para levantar, fadiga e retardo mental.

alesp