Frente parlamentar de combate ao Aedes aegypti fará seminário em Hortolândia
23/05/2016 19:25 | Da Redação*
Na segunda ação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus - criada e coordenada pelo deputado Angelo Perugini (PT) - será realizado o seminário Ações e Desafios Contra o Mosquito, no próximo dia 30/5, às 19h, na Câmara Municipal de Hortolândia. O encontro contará com a participação de representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems).
O objetivo central do encontro é ampliar o debate sobre as formas de combate e os desafios para vencer a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças, levando as discussões a várias regiões do Estado. Um terceiro evento já está planejado para o mês de junho para a região de Ribeirão Preto.
"No lançamento da frente, em 14/4, já tivemos duas demandas vindas das instituições que estão participando da nossa ação e, em breve, apresentaremos projetos de lei e indicações com base nelas. Ampliando o debate, conseguimos levantar mais necessidades reais, tanto das organizações quanto da população", explica Angelo Perugini.
"A frente parlamentar é fundamental para criar leis que facilitem o controle das doenças causadas pelo mosquito. Há, por exemplo, necessidade de leis que encontrem brechas no caso de recusa para o monitoramento de criadouros nas residências", relatou no lançamento o coronel José Roberto Rodrigues, coordenador estadual da Defesa Civil.
Frente
A frente tem como objetivos principais fortalecer as iniciativas públicas de combate ao Aedes aegypti em todo o Estado, ampliar o debate sobre o tema com a participação da população e cobrar ações efetivas de todas as esferas públicas para erradicação das doenças.
A frente é suprapartidária: 44 deputados de 16 partidos assinaram como participantes. São colaboradores da frente a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Butantan, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
*Com colaboração da assessoria do deputado Angelo Perugini.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições