Frente parlamentar de combate ao Aedes aegypti fará seminário em Hortolândia

Ação será em 30/5 e envolverá Unicamp, Embrapa e Fiocruz
23/05/2016 19:25 | Da Redação*

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda ação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus - criada e coordenada pelo deputado Angelo Perugini (PT) - será realizado o seminário Ações e Desafios Contra o Mosquito, no próximo dia 30/5, às 19h, na Câmara Municipal de Hortolândia. O encontro contará com a participação de representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems).

O objetivo central do encontro é ampliar o debate sobre as formas de combate e os desafios para vencer a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças, levando as discussões a várias regiões do Estado. Um terceiro evento já está planejado para o mês de junho para a região de Ribeirão Preto.

"No lançamento da frente, em 14/4, já tivemos duas demandas vindas das instituições que estão participando da nossa ação e, em breve, apresentaremos projetos de lei e indicações com base nelas. Ampliando o debate, conseguimos levantar mais necessidades reais, tanto das organizações quanto da população", explica Angelo Perugini.

"A frente parlamentar é fundamental para criar leis que facilitem o controle das doenças causadas pelo mosquito. Há, por exemplo, necessidade de leis que encontrem brechas no caso de recusa para o monitoramento de criadouros nas residências", relatou no lançamento o coronel José Roberto Rodrigues, coordenador estadual da Defesa Civil.

Frente

A frente tem como objetivos principais fortalecer as iniciativas públicas de combate ao Aedes aegypti em todo o Estado, ampliar o debate sobre o tema com a participação da população e cobrar ações efetivas de todas as esferas públicas para erradicação das doenças.

A frente é suprapartidária: 44 deputados de 16 partidos assinaram como participantes. São colaboradores da frente a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Butantan, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

*Com colaboração da assessoria do deputado Angelo Perugini.

alesp