Ambientalistas marcam posição contra aprovação da PEC 65 no Senado
O marco do licenciamento ambiental no Brasil, a Lei 6.398/81, tem fragilidades, é lento, custoso e não garante totalmente a consistência do processo ambiental. "Mas o que a PEC 65 quer não é rever essa norma, e sim acabar com ela", avaliou Henrique Lian, superintendente da WWF/Brasil,. organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza.
Lian participou do seminário promovido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) nesta terça-feira, 24/5, na Assembleia Legislativa. A PEC 65, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT/RO), permite que apenas com a apresentação do estudo prévio de impacto ambiental o empreendedor possa dar início a obras. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O superintendente da WWF acredita que a PEC não tem condições de prosperar e pode ser vista como "o bode na sala", uma espécie de medida mais radical que abriria espaço para outras iniciativas que também seriam danosas. "Precisamos promover um amplo debate com a sociedade civil para saber que projeto de licenciamento ambiental o Brasil quer e pode ter", propôs Lian.
Evandro Moreto, vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (Abai) e professor na Universidade de São Paulo, concorda que as eventuais mudanças no licenciamento devem ter "uma perspectiva incremental". Ele avalia ainda que a lei atual acabou ocupando vácuos deixados por legislações paralelas que não foram implantadas ou reavaliadas, como leis de zoneamento e planejamento. "Anabolizamos um instrumento que pode infartar", ele comparou.
"Mas [com a PEC 65] é a primeira vez que temos uma proposta formal de extinção do licenciamento ambiental", acrescentou. Entre os prejuízos que a aprovação da PEC traria, Moreto lista a perda da possibilidade de uma discussão ampla sobre o tema, o abandono de um conjunto de expertises e conhecimentos técnico-institucionais que se construiu ao longo de 35 anos e até mesmo a insegurança jurídica no ambiente internacional de negócios, provocada por um eventual aumento de competitividade em atividades econômicas que ficariam dispensadas do licenciamento.
Além disso, o licenciamento ambiental não é uma invenção brasileira. Ele representa um instrumento adotado em vários países, garantiu Cristiano Vilardo, diretor da Conservation International/Brasil. "Não se trata de um procedimento cartorial, mas um processo de mediação de prioridades e, como tal, leva o tempo que sua complexidade exige. Não se diminui o prazo com uma canetada", completou.
O debate foi intermediado por João Ricardo Guimarães Caetano, secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e representante da Anamma. "Nosso objetivo é traçar estratégias de mobilização para mostrar à sociedade paulista os riscos que essa proposta traz", disse.
Os deputados José Zico Prado e Ana do Carmo, ambos do PT, participaram do encontro e destacaram sua importância. "Esse público é muito preparado e pode contribuir bastante para o debate que travamos aqui na Assembleia", pontuou Zico. Ana do Carmo ressaltou que a PEC revela a gravidade do tema em debate e afirmou que algumas das propostas ali definidas podem ser levadas para debate na Comissão de Meio Ambiente do Legislativo.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações