Sessão solene no Legislativo Paulista comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento destacou que milhões de pessoas não têm acesso a água tratada e coleta de esgoto
06/06/2016 19:10 | Larissa Leão - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Carlão Pignatari preside sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patrícia Iglecias, secretária estadual do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio José Maffezoli Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dom Carlos Lema Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Cecília Wey Brito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg190376.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi tema de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 6/6. Presidido pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), o evento comemorou o Dia do Meio Ambiente e tratou assuntos importantes, como a incorporação da campanha "Saneamento para Todos. Já!".

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano da ONU realizada em Estocolmo, em 1971, instituiu-se 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo principal da data é chamar atenção da população e governantes sobre problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais, além de questões como coleta seletiva, reciclagem e aquecimento global, entre outros assuntos.

No nosso país, milhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de tratamento de esgoto e coleta de lixo. Além disso, 35 milhões de pessoas não possuem água tratada em casa. Por isso, a campanha "Saneamento para Todos. Já!" soma esforços com a Campanha da Fraternidade 2016.

Ao início da sessão, Pignatari exibiu um trecho do vídeo da campanha "Casa Comum, nossa responsabilidade". O documentário aborda o problema da falta de saneamento básico, tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Maria Cecília Brito, da Aliança pela Água, e Mario Cesar Mantovani, da SOS Mata Atlântica, relataram que o sistema de saneamento do Brasil é medieval. "Queremos alertar a sociedade e levar essa campanha para o Brasil. Vamos continuar nos mobilizando", afirmou Mantovani, que deu ênfase para que haja propostas de políticas públicas que atendam toda população. Já Maria Cecília Brito mencionou a questão da represa Guarapiranga, que está com volume alto de matéria orgânica.

Recursos hídricos

Durante a sessão foi discutida a questão da água, que é um recurso natural de extrema relevância em nosso desenvolvimento econômico. A secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Ferreira do Amaral Porto, ressaltou a importância não só da água, mas da universalização do saneamento. "É uma responsabilidade coletiva", afirmou, ressaltando a importância da participação da população e dos municípios. Mônica também destacou a necessidade de investimentos em educação e conscientização.

Realizada todos os anos, no período da Quaresma, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha Ecumênica da Fraternidade deste ano traz reflexões sobre um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres: a precariedade do saneamento. Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo, ressaltou que a Igreja Católica acompanha e colabora com a educação e conscientização.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, destacou as ações positivas que o governo do Estado conquistou. Uma deles foi o Programa Nascentes, com o objetivo de preservar e recuperar as matas ciliares, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais (90% já realizaram esse cadastro).

Carlão Pignatari ressaltou que saneamento é um investimento caro, mas que, junto com a Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável (Frepam) e outras entidades vai buscar as soluções possíveis. "É preciso agir agora para minimizar o impacto que será deixado às futuras gerações".

alesp