Mudanças marcam realização da 18ª edição do Parlamento Jovem

47 deputados jovens participarão neste ano de 2016
28/06/2016 20:02 | Da Redação: Keiko Bailone

Compartilhar:


A edição do Parlamento Jovem neste ano de 2016 trará pelo menos três mudanças: serão 47 deputados jovens; oito partidos temáticos, em vez de 12; e poderão participar estudantes matriculados e frequentando regularmente o 9º ano do ensino fundamental, ou qualquer série do ensino médio ou técnico.

Antes, o PJ programava edições distintas para cada nível de ensino - só ensino médio ou só fundamental. Nesta edição, como não há essa distinção, as faixas etárias dos estudantes poderão variar de 14 a 21 anos, e formarão grupos de acordo com o partido temático.

Haverá também uma maior abrangência no número de escolas. No total, serão enviados convites para 12 mil escolas públicas e privadas no Estado, 7 mil do ensino médio e o restante do fundamental. Quanto aos partidos temáticos, foram selecionados os que tradicionalmente apresentam o maior número de projetos: Agricultura e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Cultura e Educação, Saúde, Segurança Pública, Direitos Humanos, Esportes e Turismo e Transportes e Urbanização.

Essas mudanças resultaram de pesquisa feita pela responsável pela realização do PJ paulista, Sônia Hernandes, em outras assembleias do país, principalmente na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo ela, o formato do PJ de Brasília é renovado a cada ano, para se aperfeiçoar. Ela lembrou que, na primeira edição, o PJ de Brasília selecionou 300 deputados jovens. "Viram que era inviável e foram buscar o melhor caminho".

São Paulo é pioneiro na realização desse tipo de evento, mas, ficou defasado, lamentou Sônia Hernandes. Ela tenta, há cinco anos, implantar mudanças que se concretizam na edição deste ano, denominado de Edição Piloto. A ideia, disse, é tentar "um maior dinamismo no Plenário e nos debates", acentuou.

O cronograma da 18ª edição do Parlamento Jovem (PJ Piloto) prevê a entrega de projetos entre os dias 12 a 23 de setembro. Em 28 de outubro, será divulgada a lista dos 47 deputados jovens. A recepção e sessão plenária ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro.

alesp