Cortes no PAA atingem 25 mil famílias agricultoras


17/06/2016 15:57 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia fala no Fórum estadual pela Reforma Agrária <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2016/fg191515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os cortes no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) promovidos pelo governo provisório de Michel Temer devem atingir 25 mil famílias que vivem da pequena produção rural no país. De acordo com a Central Única dos Trabalhadores, serão R$ 160 bilhões a menos em 2016 para o programa criado em 2003 pelo governo Lula e considerado o carro-chefe nas ações pró-agricultura familiar.

A deputada Márcia Lia (PT), coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar na Assembleia Legislativa, lamentou a falta de sensibilidade do governo interino, já que o programa atende às duas pontas: as famílias agricultoras e as famílias em situação de insegurança alimentar, já que os gêneros alimentícios são doados às entidades sociais. Segundo os dados apresentados pela CUT, cerca de 2,8 mil entidades e 11 milhões de pessoas serão prejudicadas.

Na manhã de quinta-feira, dia 16, a parlamentar participou, em São Paulo, do seminário "Questão agrária após o golpe" promovido pelo MST e diversas outras entidades ligadas ao tema. "Trata-se de um programa com papel importante no combate à fome e na sustentabilidade econômica dos nossos agricultores familiares, de onde provêm cerca de 70% do alimento que chega à nossa mesa", disse. Segundo ela, com o corte no orçamento do programa, não resta quase nada do PAA no país.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp