Assembleia comemora centenário do nascimento de Franco Montoro
27/06/2016 17:30 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro














Vereador, deputado estadual e federal, ministro do Trabalho e da Previdência Social, senador e governador de São Paulo. A extensa trajetória política - mais de 50 anos -, de André Franco Montoro foi relembrada em sessão solene ocorrida na última sexta-feira, 24/6, em comemoração ao centenário de seu nascimento. Ele estaria completando cem anos em 16 de julho.
Proponente da solenidade, o presidente Fernando Capez, afônico, revezou-se com o deputado Delegado Olim na condução do evento. Na plateia, admiradores, familiares de até quarta geração, funcionários do corpo diplomático e secretários de seu governo. Os que se pronunciaram relembraram frases do ex-governador, suas ideias e teses, o modo como encarava a política, falaram sobre a convivência com ele e se emocionaram.
Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, referiu-se a Montoro como um "homem de compreensão rápida e profunda, intelectual e filósofo, que sabia respeitar e compreender a pessoa". Lembrou o pioneirismo de seu governo ao implantar o primeiro Conselho das Pessoas com Deficiência em âmbito estadual, seguido pelo municipal e hoje referência nacional. Samuel Moreira, secretário Chefe da Casa Civil, lembrou iniciativa do ex-governador junto a movimentos não só dos deficientes, mas das mulheres, negros e jovens. "Foi uma vida de transparência política e coragem cívica", afirmou, ao registrar a participação, em 25 de janeiro de 1984, do então governador no comício na Praça da Sé, Capital paulista, pelas Diretas Já, que reivindicava eleições diretas para a presidência da República.
José Yunes, secretário da Saúde no governo Montoro, leu mensagem enviada pelo presidente em exercício Michel Temer, à época secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo. "Render homenagem a Franco Montoro é necessária, pois é através de momentos assim que se reconstrói a história de um país", assinalou. Temer lembrou que iniciou carreira política, incentivado por Franco Montoro. "Eu o admirava e, ao longo dos anos, nossa amizade cresceu", escreveu Temer, relembrando a energia que o ex-governador dedicava à luta pela redemocratização do país. "Ele jogava-se por inteiro e tinha a capacidade de arrebatar pelo peso das ideias e clareza de raciocínio", acentuou.
Em tom de conversa informal, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, rememorou alguns momentos de estreito convívio com o ex-governador. "Logo após a criação do PSDB, visitamos alguns municípios para organizar o partido. Numa noite fria, em que havia apenas meia dúzia de pessoas na plateia, Montoro começou a falar: meus amigos, é o entusiasmo de vocês que nos motiva! Ele era um otimista", disse Serra.
O ministro relembrou ainda reunião ocorrida antes do comício pelas Diretas Já, na Praça da Sé. "Eu e o Fernando Henrique (ex-presidente FHC) éramos contra; seria num feriado e achávamos que lá estaria meia dúzia de gatos pingados; Montoro disse: nós vamos!; deu certo e acho que foi o maior comício já ocorrido na Praça da Sé", reconheceu.
Serra lembrou outros fatos, como a inflação de 200% no ano do governo Montoro. "Receita caindo, Estado desarrumado e a isso se somava reivindicação do funcionalismo público pela reposição de perdas salariais; Montoro impediu que a polícia usasse de violência em uma passeata em que os manifestantes invadiram o Palácio dos Bandeirantes, durante um almoço dele com os governadores Leonel Brizola e Tancredo Neves". Sobre as realizações do governo Montoro, Serra enumerou a recuperação do Hospital das Clínicas e Santa Casa, a organização da luta contra o avanço da Aids, a obra do Metrô até Itaquera e a construção de estradas vicinais no interior do Estado. "Montoro dizia que a arte da política é ampliar os limites conhecidos do possível", concluiu.
Coube a André Franco Montoro Filho repassar a trajetória política de seu pai, exibida também no vídeo A poética política de Montoro. Ao abordar alguns aspectos da vida parlamentar do ex-governador, Montoro Filho lembrou que seu pai foi defensor do parlamentarismo e do voto distrital misto e acreditava que somente a reforma política propiciaria a reconciliação dos políticos com o cidadão brasileiro.
Praça André Franco Montoro
Fernando Capez anunciou, durante a cerimônia, a inauguração, em breve, da Praça André Franco Montoro, no pátio da Assembleia Legislativa. Nesse local, já se encontra o busto de oito metros de altura, do ex-governador.
"Trata-se de doação de uma instituição civil integrada por dezenas de pessoas para cultuar as teses e ideias de Franco Montoro", esclareceu Rubens Naman Rizek Junior, secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento e presidente do Conselho do Instituto de Cultura Democrática, responsável pela construção desse monumento.
Notícias mais lidas
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações