Luta coletiva pelo fim da violência contra a população LGBT


01/07/2016 17:20 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia coordenou ato pelo Dia Internacional do Orgulho LGBT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) pediu união e uma luta coletiva pelo fim dos retrocessos nas conquistas sociais e da violência contra a população LGBT. "Precisamos nos juntar e dizer não à homofobia, à misoginia, ao racismo e a qualquer tipo de preconceito e violência. Queremos uma pátria solidária e fraterna", disse a parlamentar, que coordenou na Assembleia Legislativa, na terça-feira, 28/6, o ato em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, ao lado da deputada Leci Brandão (PCdoB) e da entidade SOS Racismo.

Para Márcia Lia, este é um período de preocupação devido ao aumento expressivo de atos violentos e de incitações ao ódio. Ela utilizou como exemplo o caso de Luana Barbosa dos Reis, de 34 anos, negra, morta após abordagem policial quando levava o filho de 14 anos a um curso, em Ribeirão Preto.

"É um grande desrespeito não aceitar as pessoas da forma como elas próprias se enxergam e querem ser enxergadas", disse Márcia. Este ano, no Brasil, já são 132 mortes motivadas pela orientação sexual. Destas, 30 assassinatos de LBGT foram registrados no curto período de 28 dias.

A deputada falou ainda sobre a crise política que o país enfrenta. "Temos um governo provisório, que não foi legitimado pelo voto popular. O presidente interino, Michel Temer, extinguiu ministérios como o das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, fundamentais para garantir os direitos das chamadas minorias sociais", lamentou Márcia Lia.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp