Luta coletiva pelo fim da violência contra a população LGBT
Márcia Lia (PT) pediu união e uma luta coletiva pelo fim dos retrocessos nas conquistas sociais e da violência contra a população LGBT. "Precisamos nos juntar e dizer não à homofobia, à misoginia, ao racismo e a qualquer tipo de preconceito e violência. Queremos uma pátria solidária e fraterna", disse a parlamentar, que coordenou na Assembleia Legislativa, na terça-feira, 28/6, o ato em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, ao lado da deputada Leci Brandão (PCdoB) e da entidade SOS Racismo.
Para Márcia Lia, este é um período de preocupação devido ao aumento expressivo de atos violentos e de incitações ao ódio. Ela utilizou como exemplo o caso de Luana Barbosa dos Reis, de 34 anos, negra, morta após abordagem policial quando levava o filho de 14 anos a um curso, em Ribeirão Preto.
"É um grande desrespeito não aceitar as pessoas da forma como elas próprias se enxergam e querem ser enxergadas", disse Márcia. Este ano, no Brasil, já são 132 mortes motivadas pela orientação sexual. Destas, 30 assassinatos de LBGT foram registrados no curto período de 28 dias.
A deputada falou ainda sobre a crise política que o país enfrenta. "Temos um governo provisório, que não foi legitimado pelo voto popular. O presidente interino, Michel Temer, extinguiu ministérios como o das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, fundamentais para garantir os direitos das chamadas minorias sociais", lamentou Márcia Lia.
marcialia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações