Parlamentar solicita recursos ao ministro da Saúde


08/07/2016 14:03 | Da assessoria do deputado padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso (3º à dir.) e Macris (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O padre Afonso Lobato (PV) foi recebido em Brasília, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reunião agendada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP), para relatar a situação das santas casas e hospitais do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Uma das reivindicações foi em relação ao estouro do teto do SUS, que atingiu mais de R$ 29 milhões em 2015, o que levou hospitais e santas casas da região a fecharem suas portas para o atendimento aos pacientes de câncer, obrigando-os a se deslocar até 600 km para fazer o tratamento em outras cidades, como Guarulhos.

"Explicamos ao ministro a necessidade de aumentar o teto e da dificuldade que será criada, se Guarulhos também fechar as portas para nós. A situação pode piorar", disse Lobato, que pediu um acelerador linear para oferecer radioterapia na Santa Casa de Guaratinguetá que atende à região do Vale Histórico.

Afonso apresentou também a necessidade de mais leitos de UTI e o credenciamento de 25 leitos que estão sendo custeados pelo Estado na região. "Além desses, pedi 20 novos leitos para a Santa Casa de Guaratinguetá, o que reduziria o impacto na demanda do Hospital Regional de Taubaté". Além disso, foi solicitada a ampliação da UTI neonatal para 20 leitos no Hospital Universitário.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp