Recentemente criada, Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta por 34 municípios
15/07/2016 17:48 | Da Redação Foto: Vera Massaro
A Lei Complementar 1.290 recentemente sancionada pelo governador e originária do PLC 16/2016 aprovado pela Assembleia Legislativa, no dia 15/6, criou a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Com quatro sub-regiões - Ribeirão Preto, Mococa, Jaboticabal e Orlândia/Batatais, a RMRP agrupa os municípios de Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.
A lei complementar também criou o Conselho de Desenvolvimento, formado pelos 34 prefeitos e por técnicos do governo estadual. O conselho definirá quais são as políticas públicas necessárias para a região. O Fundo de Desenvolvimento da RMRP será gerido por esse conselho. A organização, planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum da RMRP serão vinculados à Casa Civil, mas com autonomia administrativa e financeira.
Audiências públicas deverão ser convocadas pelo Conselho de Desenvolvimento, a cada seis meses, para apresentação de estudos, planos em andamento e definição da utilização dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da RMRP. Essas audiências poderão ser realizadas ainda sempre que um dos municípios integrantes solicitar.
O conselho especificará as funções públicas de interesse comum ao Estado e a RMRP referentes a: planejamento e uso do solo; de transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes, lazer e turismo.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações