Frente propõe campanha permanente de combate à violência contra a mulher
18/07/2016 17:20 | Da Redação Foto: Larissa Leão
A necessidade de uma campanha permanente de combate aos abusos e violência contra a mulher foi debatida pela Frente Parlamentar em Defesa da Mulher em encontro realizado no último mês de junho. Coordenada pela deputada Beth Sahão (PT), a reunião contou com a presença de militantes e integrantes de entidades sociais para a Rodada de Debates em Defesa da Mulher.
Uma das finalidades desse encontro, segundo Sahão, foi apontar diretrizes e potencializar ações contra a violência, avaliando seus desdobramentos, propondo caminhos, agregando pessoas e organizações. "O debate sobre a violência contra a mulher precisa ganhar tamanho e visibilidade, senão não conseguiremos mudar esse estado de coisas", declarou a parlamentar.
Sônia Coelho, da Marcha Mundial das Mulheres, propôs que se viabilize uma campanha permanente de combate aos abusos cometidos contra mulheres nos veículos do metrô, EMTU e CPTM. "Não adianta fazer uma campanha de 15 dias, que depois desaparece. Ela tem que ser permanente, para constranger o agressor e mostrar como a mulher pode reagir e denunciar os abusos", disse.
Por outro lado, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informa que são realizadas campanhas permanentes tanto no Metrô quanto na CPTM. Já na EMTU, onde não há nenhuma denúncia de assédio ou violência contra a mulher, é divulgado, em adesivos nos vidros internos dos veículos, o número de telefone 181 para receber eventuais denúncias.
O governo do Estado não investe em equipamentos para atender as mulheres fora da Região Metropolitana, afirmou ainda Sônia Coelho e uma das consequências disso são as Delegacias da Mulher sucateadas e a interiorização da violência. Sônia indicou ainda que é preciso cobrar do governo estadual informações sobre como ele está atuando para colocar em ação as propostas do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e as unidades móveis para atendimento às trabalhadoras do campo.
A mídia e as mulheres
O tratamento dado à mulher nas mídias, comparando-a a um objeto, e o fato de vítima e agressor serem julgados juntos, na mesma sala, são aspectos que devem ser debatidos, sustenta Elaine Blefari, do Sindicato dos Químicos.
Já Eliane Dias, do SOS Racismo, elencou uma série de propostas para a campanha, como a realização de palestras em escolas para discutir questões de gênero, a inclusão de blogueiras na discussão sobre a violência contra a mulher e mais visibilidade ao estupro doméstico e à violência contra mulheres indígenas e entre casais do mesmo sexo. Algumas dessas propostas podem ser viabilizadas por meio de iniciativas da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, observou Beth Sahão.
Na mesma reunião, foi discutido o número assustador de casos de estupro. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 10% dos casos são notificados, o que jogaria o número real de estupros para cerca de 500 mil por ano no país.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações