CPI da Obesidade Infantil ouve representante da indústrias de refrigerantes


26/07/2016 16:14 | Da redação

Compartilhar:

Alexandre Kruel Jobim e Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante o primeiro semestre do ano, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída com a finalidade de investigar o crescimento da obesidade infantil no Estado de São Paulo ouviu representantes de entidades ligadas ao tema e da indústria de alimentos. Em junho, recebeu o diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Alexandre Kruel Jobim. Ele defendeu que, apesar da fama de vilão dos refrigerantes, a bebida corresponde, em média, a 4% do consumo diário de calorias do brasileiro.

O representante da Abir informou que a entidade, criada em 1950 ­- inicialmente reunindo exclusivamente o setor de refrigerantes, possui atualmente 50 associados, que correspondem a 93% do mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil. Ele destacou que a preocupação da indústria hoje é oferecer opções para os consumidores construírem dietas balanceadas. Esse objetivo segue uma tendência mundial e acompanha as orientações propostas pelo Pacto Nacional para Alimentação Saudável.

Estabelecido pelo Decreto federal 8.553/2015, o pacto tem foco na promoção do consumo de alimentos saudáveis e adequados e na ampliação das condições de oferta e disponibilidade desses alimentos para combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira. A proposta foi apresentada na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.

Em respeito às ações do Legislativo, Alexandre Kruel Jobim afirmou não acreditar em legislação restritiva de consumo, mas na autorregulação do setor com apoio do Estado. O convidado da CPI lembrou que a proibição de consumo de refrigerantes nas escolas no Rio Grande do Sul, por exemplo, não impediu que aquele Estado continuasse a apresentar aumento da incidência de obesidade.

Conservantes

Questionado pelo deputado Ed Thomas (PSB) acerca do uso de substâncias, como benzoato, como conservante, na fabricação de refrigerantes, o diretor-presidente da Abir informou que a substância é necessária para a industrialização e que ela atua na segurança técnica e alimentícia de vários produtos.

Durante a reunião, os deputados aprovaram requerimento de autoria da parlamentar que preside a CPI, Maria Lúcia Amary (PSDB), propondo uma visita ao Instituto Movere, que atua na mudança do estilo de vida de crianças e adolescentes, oferecendo atividades físicas e orientação nutricional dentro do Programa Crescer, investimento social do Movere e da Pepsico do Brasil.

alesp