Novidades sobre construção do Metrô ABC


02/08/2016 17:50 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Clodoaldo Pelissioni e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg192919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando (PSDB) reuniu-se com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, no dia 29/7, para tratar da Linha 18 Bronze do metrô que vai se estender até o Grande ABC, e obteve boas notícias.

O governo do Estado mudou a estratégia para a construção do metrô ABC. Após aguardar um ano e três meses pelos recursos do governo federal para a captação de empréstimos internacionais voltados ao início das desapropriações, o governo agora aposta na renegociação da dívida com a União e deve obter nova classificação na relação de capacidade de endividamento e, com isso, poder contrair empréstimos junto a bancos nacionais.

A repactuação da dívida dos Estados com a União trouxe outras perspectivas de negociações para a Linha 18. "Teremos prazo de 20 anos para pagar nosso passivo. Com isso, o Estado volta a ter carta de crédito para novos empréstimos. Nossa intenção, agora, é buscar linhas de créditos no país. Estimamos que sejam necessários R$ 600 milhões para as desapropriações. Com o canteiro colocado, o prazo de entrega é 2021", disse Pelissioni.

A Linha 18 Bronze tem programação de 15,7 quilômetros de extensão, passando por Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo, ao custo de R$ 4,26 bilhões, divididos entre recursos públicos e do Consórcio privado Vem ABC.

omorando@al.sp.gov.br

alesp