Homenagem ao trabalho das irmãs vicentinas
Os 120 anos do Instituto das Irmãs Vicentinas de Gysegem e os 60 anos do Lar Nossa Senhora das Graças, de Jundiaí, foram celebrados em ato solene, nesta terça-feira, 2/8, por iniciativa do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB). "A atividade desenvolvida em todo o Estado merece o respeito e o reconhecimento pelos trabalhos prestados", disse o parlamentar, que declarou sua admiração por instituições "abnegadas, que muitas vezes ficam sem reconhecimento, e que complementam o trabalho do serviço público de atendimento".
A irmã Balbina Brites relembrou a história do instituto, desde sua fundação na Bélgica como uma pequena escola, em 1818, por iniciativa da condessa Elisabeth de Robiano, até a vinda de um grupo de religiosas para o Brasil.
"A presença das irmãs vicentinas no Brasil destaca-se pelo carisma e espiritualidade que permeiam nossa atuação. O carisma que se manifesta em honrar Jesus Cristo e servi-lo, na figura dos pobres", disse irmã Balbina.
Ela acrescentou que os focos da entidade são a educação, com a manutenção de nove unidades de ensino, e a assistência social, com quatro unidades. Uma delas é o Lar Nossa Senhora das Graças, cuja origem remonta a 1840, conforme acrescentou a irmã Luci Rocha de Freitas.
Durante o ato solene, foram entregues diplomas de homenagem a diversas personalidades que contribuem para as atividades do instituto e da casa de assistência, que acolhe idosos em sistema de longa permanência.
"Em pouco tempo seremos um país de idosos. E não teremos condições de amparar aqueles que estão em condição de vulnerabilidade social sem a parceria com instituições como o Instituto São Vicente de Paulo", assegurou o deputado Luiz Fernando.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações