Homenagem ao trabalho das irmãs vicentinas


02/08/2016 20:00 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Luiz Fernando Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg192932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luci Rocha de Freitas, Balbina Ferreira de Brites, 	Luiz Fernando Machado, Helena Grimaldi, Lea Paz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg192933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no ato solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg192934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luci Rocha de Freitas, Balbina Ferreira de Brites, Luiz Fernando Machado, Helena Grimaldi, Lea Paz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg192935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 120 anos do Instituto das Irmãs Vicentinas de Gysegem e os 60 anos do Lar Nossa Senhora das Graças, de Jundiaí, foram celebrados em ato solene, nesta terça-feira, 2/8, por iniciativa do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB). "A atividade desenvolvida em todo o Estado merece o respeito e o reconhecimento pelos trabalhos prestados", disse o parlamentar, que declarou sua admiração por instituições "abnegadas, que muitas vezes ficam sem reconhecimento, e que complementam o trabalho do serviço público de atendimento".

A irmã Balbina Brites relembrou a história do instituto, desde sua fundação na Bélgica como uma pequena escola, em 1818, por iniciativa da condessa Elisabeth de Robiano, até a vinda de um grupo de religiosas para o Brasil.

"A presença das irmãs vicentinas no Brasil destaca-se pelo carisma e espiritualidade que permeiam nossa atuação. O carisma que se manifesta em honrar Jesus Cristo e servi-lo, na figura dos pobres", disse irmã Balbina.

Ela acrescentou que os focos da entidade são a educação, com a manutenção de nove unidades de ensino, e a assistência social, com quatro unidades. Uma delas é o Lar Nossa Senhora das Graças, cuja origem remonta a 1840, conforme acrescentou a irmã Luci Rocha de Freitas.

Durante o ato solene, foram entregues diplomas de homenagem a diversas personalidades que contribuem para as atividades do instituto e da casa de assistência, que acolhe idosos em sistema de longa permanência.

"Em pouco tempo seremos um país de idosos. E não teremos condições de amparar aqueles que estão em condição de vulnerabilidade social sem a parceria com instituições como o Instituto São Vicente de Paulo", assegurou o deputado Luiz Fernando.

alesp