Fotos de desaparecidos afixadas em trens e metrô


04/08/2016 17:23 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Gil Lancaster (foto: Edivaldo Santana)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei apresentado pelo deputado Gil Lancaster (DEM) dispõe sobre a utilização dos trens do metrô e CPTM para a exposição ininterrupta de fotos de pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo. A proposta prevê a divulgação de fotos incluídas no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD) e de acordo com informações da Delegacia de Investigação sobre Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo.

A cada ano, em média, 250 mil pessoas desaparecem no Brasil sem deixar rastro. Dessas, 40 mil têm menos de 18 anos, de acordo com estimativas oficiais. "Apesar da gravidade do problema, que pode ser ainda maior, já que especialistas apostam na defasagem dos números, o tema tem recebido pouca atenção do Poder Público", afirma o deputado.

Criado pelo governo federal, o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos tinha como proposta montar um banco de dados seguro, capaz de auxiliar na difusão de informações e no esclarecimento dos casos de desaparecimento. "Mas, mesmo após passar por reformulação, a nova versão, colocada no ar, não conseguiu se consolidar como uma referência no enfrentamento da questão", completa Lancaster.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp