Ipem/SP intensifica fiscalização em postos de combustíveis


05/08/2016 10:38 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Multa aos infratores poderá chegar a R$ 1,5 milhão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/SP), autarquia do governo do Estado, autuaram três postos de combustíveis na capital por apresentaram fraudes nas bombas de combustíveis. Os estabelecimentos terão dez dias para apresentar defesa ou terão que pagar multa de R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

A atividade integra a força-tarefa determinada pelo secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, a fim de aumentar a inspeção nos postos e coibir as fraudes contra o usuário. "Este é um trabalho fundamental para o consumidor", comentou Edmir Chedid (DEM), ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Combustíveis.

De acordo com o parlamentar, além de autuar os postos, o Ipem/SP irá apurar a responsabilidade da empresa encarregada pela manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovada, também poderá ter sua autorização cassada. "Todos os envolvidos em fraudes contra o consumidor deverão ser punidos conforme determinação da Justiça", disse.

Até maio deste ano, foram apreendidas 50 placas, 62 pulsers e 12 conjuntos de cabeamentos com fraude. Em 2015, o Ipem/SP visitou 11.389 postos no Estado, sendo verificadas 118.688 bombas, com 7.241 reprovadas e 1.209 autuadas. As equipes de fiscalização emitiram 40 autos de apreensão de placas e demais componentes eletrônicos com indícios de fraude.

echedid@al.sp.gov.br

alesp