Ato solene homenageia as vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki






As vítimas das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos nas cidades de Hiroshima e Nagazaki, em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, foram homenageadas, nesta terça-feira, 9/8, em ato solene proposto pelo deputado Jooji Hato (PMDB), em conjunto com o vereador George Hato.
Compareceram à solenidade o diretor presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, Takashi Morita; o presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Yasuyki Hirasaki; o presidente da Associação Nagasaki Kenjinkai do Brasil, Hiroshi Kawazoe; entre outras autoridades ligadas à saúde e ao direito, artistas e políticos.
Jooji Hato enfatizou a importância de eventos como este, que servem como lembrança do horror da guerra e sensibilizam para que o mesmo nunca mais aconteça. O deputado afirmou que é nossa missão mostrar ao mundo a sombria possibilidade de sermos exterminados e concluiu: "há apenas uma palavra que pode combater isso: paz".
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) classificou o advento das bombas como "o maior atentado terrorista já ocorrido do mundo" e observou que apenas a reflexão pode combater a violência.
O deputado Hélio Nishimoto (PSDB), descendente de Hiroshima, prestou homenagem a todos os sobreviventes, citando Takashi Morita, presente à cerimônia, que era soldado na época.
A música "Rosa de Hiroshima", que se tornou praticamente um hino no Brasil contra a agressão nuclear sofrida pelo Japão, foi entoada pela cantora Dayse Ramos de Santana e por Gerson Conrad, ex-integrante do grupo Secos e Molhados, que gravou a canção.
Foram homenageados com diploma de honra ao mérito a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, na pessoa de Takashi Morita; o Centro Cultural Hiroshima do Brasil, na pessoa de Yasuyuki Hirasaki e a Associação Nagasaki Kenjinkai do Brasil, na pessoa do seu presidente, Hiroshi Kawazoe.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações