Lançada Frente pela Internet Livre e sem Limites
Foi lançada nesta terça-feira, 9/8, a Frente Parlamentar pela Internet Livre e sem Limites, que, segundo seu coordenador, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), tem a finalidade de, entre outras coisas, cobrar um posicionamento mais equilibrado da Anatel, diferentemente de como a agência vem agindo, ao defender preferencialmente as operadoras de telefonia, em detrimento das demandas dos assinantes.
O deputado citou o episódio em que a operadora Vivo mudou os contratos unilateralmente para, segundo a operadora, diminuir a tarifa de alguns e aumentar a dos que utilizam muito os pacotes de dados. O deputado entende que isso foi uma tentativa de compensar a perda dos lucros por causa dos aplicativos que funcionam sobre dados, que estão substituindo a telefonia com voz.
Graças à reação dos consumidores dos serviços de internet, a Anatel foi obrigada a recuar no seu posicionamento e adiou a permissão de novo "modelo de negócio" para data futura. A frente vem, segundo Jorge Wilson, para ouvir os representantes das operadoras, as opiniões dos assinantes e, depois de recolher esses depoimentos, poder se posicionar, cobrando da Anatel que cumpra seu papel de agência reguladora, isto é, de inibidora de abusos.
Os deputados Milton Vieira e Sebastião Santos, ambos do PRB, declararam apoio irrestrito à frente e citaram alguns abusos cometidos pelas operadoras. Sebastião Santos, que participa da CPI das Operadoras de Telefonia, disse que os representantes das operadoras convocados a comparecer na CPI sempre declaram não saber de nada sobre os desmandos cometidos por seus patrões, para retardar possíveis sanções.
Também participaram da mesa representantes do Procon e da OAB de Guarulhos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações