Fórum debate educação de qualidade para pessoas com deficiência intelectual

Participantes destacam importância das Apaes, que atendem mais de 60 mil pessoas
11/08/2016 19:20 | Da Redação: Larissa Leão Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Cristiany de Castro, Celso Nascimento e Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celia Leão, Marco Aurélio Ubiali, Cristiany de Castro, Celso Nascimento, Ed Thomas, Itamar Borges e Eduardo Barbosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristiany de Castro fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Aurélio Ubiali, ex-presidente e conselheiro da Feapas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristiany de Castro, Celso Nascimento, Ed Thomas e Itamar Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu nesta quinta-feira, 11/8, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, o Fórum de Debates sobre a Educação de Qualidade da Pessoa com Deficiência Intelectual, promovido por parlamentares que defendem a causa e pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapas), entidade que luta pelos direitos das crianças especiais.

O deputado Celso Nascimento (PSC) presidiu o encontro e ressaltou a importância dessa luta, que, segundo ele, "é de todos nós". Ele explicou também o projeto da Federação das Apaes, que atua no campo há 23 anos no assessoramento em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Entidade beneficente, sem fins lucrativos, a federação promove capacitações e cursos e desenvolve projetos que beneficiam atualmente as 305 Apaes do Estado, organizações que juntas atendem mais de 60 mil pessoas diretamente.

A presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, Cristiany de Castro, realçou a importância da inclusão das crianças com deficiência intelectual. "Nós somos a favor da inclusão, mas que seja com digni­dade e respeito", declarou.

Um vídeo foi exibido para sublinhar a importância das escolas especiais e apontar que as escolas comuns não estão preparadas para atender essa demanda. Através de um plano individual, de um currículo adaptado e metodologias em nível de vivência, seria possível atender e beneficiar esses indivíduos, promovendo uma educação de qualidade que atenda as diferenças. No mesmo vídeo, mães relatam a realidade vivida com os filhos com deficiência intelectual e como foi essa migração da escola comum para uma especial. Elas relatam a evolução que seus filhos tiveram no Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoa­mento (Cetap) e na APAE.

Eduardo Barbosa, deputado federal e presidente da Federação da APAE de Minas Gerais, informou que já está em processo à busca por especialistas para diretrizes nesse conceito. Outra importante questão é o Sistema Educacional Inclusivo, que eles estão reivindicando em prol das crianças com deficiência intelectual, e o acesso ao estudo de qualidade.

O deputado Ed Thomas (PSB) destacou a importância de qualificar os educadores e a necessidade de reconhecer o trabalho das federações. A deputada Célia Leão (PSDB) defendeu o imediato reconhecimento desse trabalho. "A justiça é a promoção de igualdade", disse a deputada.

Estiveram presentes ao debate, além dos citados, os deputados Itamar Borges (PMDB) e Carlos Giannazi (PSOL); Eduardo Mosna, representante da Secretaria da Educação; Samira Fonseca, advogada especializada em direito das pessoas com deficiências; Eniceia Mendes, doutora e mestre em Educação Especial; Fernando de Andrade e Carmen Cestari, coordenadora de educação; e Marco Aurélio Ubiali, ex-presidente e conselheiro da Feapas. Prestigiaram o evento autoridades, vereadores de diversas cidades, representantes dos deputados e convidados.

Cristiany de Castro disse que a federação entregará um protocolo de intenções à Assembleia Legislativa.

alesp