Audiência pública vai debater situação dos institutos de pesquisa

Debate contará com a participação de técnicos e secretários estaduais
16/08/2016 18:40 | Da Redação Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Katia, Joaquim Adelino, Carlos Neder, José Alves e Helena Goldman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Alves <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helena Goldman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, reuniu-se nesta terça-feira, 16/8, para definir e orientar a participação de funcionários dos institutos de pesquisa do Estado em audiência publica sobre o PL 328/2016, solicitada pelo presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez.

Marcado para esta quinta-feira, 18/8, o debate contará com a presença de deputados, secretários estaduais e pesquisadores. O deputado Carlos Neder (PT), coordenador da frente, informou que recebeu ofício do deputado Cauê Macris (PSDB) solicitando que sejam enviados à liderança do Governo na Assembleia eventuais sugestões referentes ao PL 328/2016, que autoriza a alienação de imóveis. "Os pesquisadores, membros da comunidade científica e interessados devem participar da audiência", alertou Neder.

Assédio

Joaquim Adelino, presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (Apqc), ressaltou que os pesquisadores precisam ter assegurado o direito de comparecer. "Mesmo com as limitações, tentaremos mobilizar o maior número de funcionários, apesar do risco de assédio moral", declarou Adelino.

Neder orientou os pesquisadores a enviar sugestões sobre o que desejam que seja alterado no PL 328/2016. "Este debate é fruto de mobilização dos participantes desta frente parlamentar, junto ao Poder Judiciário e, também, junto à Assembleia Legislativa", finalizou Neder.

Também participaram da mesa Katia Sampaio Braga, secretária-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa Agropecuária e Florestal (Sinpaf) da região de Campinas e Jaguariúna; Joaquim Adelino, presidente da APQC; Helena Goldman, advogada da APQC; e José Alves, representando a Associação das Classes de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo (Acap). Compareceram integrantes da Acap, Sinpaf, Unicamp, Instituto Botânico, Instituto Biológico, Incra e interessados.

alesp