Regulamentação da carreira de agente de segurança ferroviária


17/08/2016 16:57 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio (2º à esq.) e representantes do sindicato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193532.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo solicitaram o apoio do deputado Marcos Damasio (PR) na tramitação do Projeto de Lei 176/2016, que regulamenta a carreira de Agente de Segurança Pública Ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A proposta, no momento, está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Em conversa com o parlamentar, o vice-presidente do sindicato, Maurício Alves de Matos, o diretor Romildo Silva Souza, o encarregado de Segurança da CPTM, Ronaldo Gomes de Jesus, e o agente de segurança Elias Pereira da Silva explicaram a importância dessa regulamentação, que vai trazer uma normatização específica quanto ao desempenho da função, assegurando poder de polícia, maior efetividade e autonomia da corporação.

"Apoio o projeto, pois ele visa a valorizar a carreira dos agentes de segurança ao organizar e remunerar adequadamente as atividades destes profissionais que cuidam diariamente da segurança dos usuários e do patrimônio", defende Damasio.

São 1,3 mil agentes, entre próprios e terceirizados, para garantir a segurança das seis linhas que, com 92 estações, atendem 22 municípios e somam 257,5 km operacionais em uma malha total de 260,8 km.

O parlamentar afirmou no encontro que vai acompanhar o andamento do projeto na Casa e encaminhou à CCJR o Ofício 155/2016, no qual manifesta o seu apoio ao PL 176/2016.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp