Sacerdotes de religiões de matriz africana recebem homenagem na Assembleia
17/08/2016 19:20 | Da Redação - Fotos: Vera Massaro e Alexandre Bruni
Realizou-se no dia 11/8, na Assembleia Legislativa, reunião de sacerdotes e seguidores de religiões de matriz africana. Iniciativa da deputada Clélia Gomes (PHS), a audiência serviu também para homenagear pessoas ilustres que se notabilizaram pelo combate à intolerância religiosa.
A homenagem teve parceria do SOS Racismo, Portal do Candomblé e Fórum das Comunidades de Terreiro e de Tradições de Matriz Afro-Brasileira do Estado de São Paulo (Foesp). A mesa foi composta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o professor Édio Silva Junior e o secretário municipal de Igualdade Racial, Maurício Pestana.
Combate à discriminação
Primeiro a falar, o senador Paulo Paim destacou sua atuação na construção de uma política de igualdade e de combate à discriminação de uma maneira geral. "No Congresso, eu tenho orgulho de dizer, não tem uma lei que tratou dos grandes temas que envolvessem a comunidade negra que eu não tenha participado!" Paim ainda defendeu o aumento do número de senadores, deputados, vereadores, prefeitos e governadores negros.
Também fizeram uso da palavra os demais componentes da mesa para expressar seu repúdio à intolerância religiosa. Em particular, o professor Édio Silva Junior comemorou vitória numa ação movida contra a Rede Record, por intolerância religiosa, que obriga a emissora a apresentar programas, com uma hora de duração, gravados no seu próprio estúdio, durante 16 dias, para que a "macumba" possa usar seu direito de defesa. Essa ação não é nossa. É do pai Aguirre, da Mãe Luizinha, do Caiá, é do povo brasileiro contra o ódio, contra o racismo, contra o preconceito. Depois que esses programas forem ao ar, eles vão pensar bem antes de falar mal da nossa religião. Édio pediu especial atenção dos presentes aos projetos que estão sendo discutidos no Congresso, e apontou como perigoso o "princípio da insignificância", que está sendo incluído no projeto de código penal, porque "se um juiz entender que um determinado crime não tem significância, o autor não será punido. Portanto é uma porta que se abre para determinados crimes".
Édio citou também o projeto Escola sem Partido, "que pretende subordinar a educação escolar a certos valores religiosos familiares. Educação escolar não se confunde com educação familiar. Criticou ainda o projeto que pretende legalizar a intolerância religiosa, uma vez que equipara a função de sacerdote à de professor, para poderem opinar à vontade sem serem punidos por crime de racismo".
Respeito
Última a se pronunciar, Clélia Gomes falou da dificuldade que encontra na Assembleia para exercer seu compromisso com a sua religião e com seu povo. "Tem uma bancada (evangélica) que me esmaga e não pensa duas vezes em passar por cima de mim. E dizem: "olha, deputada, a senhora não vai conseguir". Mas eu sou de Oyá, sou como o vento. Pensam que eu estou aqui, já estou lá, resolvendo". E alertou os presentes: "tudo que nós queremos conquistar acontece através de nossa participação na política nas assembleias e nas câmaras". E finalizou exaltando a representatividade que o voto dá a um mandato: "Eu não quero ser tolerada. Eu quero ser respeitada".
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações