Ato solene marca a passagem do 13º aniversário do Programa Escola da Família

Integração da escola com a família é fundamental, disse proponente da solenidade
23/08/2016 16:40 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Pedro Tobias, Ricardo Addeo Dias, Coronel Camilo, José Renato Nalini e Francisco Antonio Poli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, José Renato Nalini e componentes durante apresentação musical <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 13º aniversário do Programa Escola da Família é comemorado na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias, Ricardo Addeo Dias, Coronel Camilo, José Renato Nalini e Francisco Antonio Poli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação musical<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193734.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene nesta terça-feira, 23/8, com a finalidade de homenagear pessoas que, em diversas áreas de atuação, contribuíram para o desenvolvimento do Programa Escola da Família<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação musical durante a solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193736.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias, Ricardo Addeo Dias, Coronel Camilo, José Renato Nalini e Francisco Antonio Poli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Programa Escola da Família, criado pela Secretaria Estadual da Educação para abrir as escolas públicas nos finais de semana com atividades esportivas, culturais e de saúde, completa 13 anos. Para marcar a data, o deputado Coronel Camilo (PSD) realizou ato solene nesta terça-feira, 23/8, com a finalidade de homenagear pessoas que, em diversas áreas de atuação, contribuíram para o desenvolvimento do programa.

"É um programa vitorioso, e o apoio à integração entre escola e família é fundamental", disse o parlamentar. Ele apontou a necessidade de agregar valores ao Escola da Família, inclusive com a participação de policiais, que poderiam, por exemplo, garantir a segurança em unidades de ensino que convivem com um entorno de violência preocupante.

Camilo propôs a criação de um espaço nas escolas para discutir cidadania e valores. "Defendo a internalização de valores na escola. Eles deveriam estar transversalizados nas disciplinas, e isso não está acontecendo", avaliou.

O secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, mostrou-se favorável à ampliação do programa, que, segundo ele, está implantado em 42% das escolas públicas do Estado.

"Vejo o Escola da Família de forma abrangente: é uma forma de fazer com que a participação comece na escola", afirmou, ao lembrar o conceito de democracia participativa que norteia a Constituição votada em 1988. Nalini disse ainda que, empiricamente, verifica-se que a escola que participa do programa é mais preservada "e mostra melhor rendimento do alunado, porque foi adotada por aquele que já é seu titular: o povo".

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional, segundo o qual o Programa Escola da Família já teve, desde seu início, 838 milhões de participações e mais de 40 milhões de atividades. Só no primeiro semestre, teriam ocorrido 1,3 milhão de atividades em 2.212 escolas.

Também participaram do evento o deputado Pedro Tobias (PSDB), o coordenador geral do programa, Ricardo Addeo Dias, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisco Antonio Poli. Ambos destacaram os aspectos de cidadania, inclusão e solidariedade do programa e sua capacidade de fortalecer os laços comunitários e sua identidade cultural, disseminando uma cultura de paz. "Sem a articulação escola-família não há saída para a educação", concluiu Poli.

alesp