Chebabi se nega a falar à CPI da Merenda


25/08/2016 15:02 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Reunião da CPI da merenda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convocado para prestar esclarecimentos à CPI da Merenda, o ex-presidente da Cooperativa Agrícola Familiar (Coaf), Cassio Chebabi, apresentou-se para os deputados membros da comissão, na manhã de 24/8, acompanhado do seu advogado e se recusou a falar sobre as acusações de fraude que envolvem seu nome.

Com pedido de prisão preventiva decretado, Chebabi fez acordo de delação premiada junto ao Ministério Público de Bebedouro, já homologado pela Justiça e com investigações em curso na esfera federal. Esta foi a justificativa de seu advogado para que ele permanecesse em silêncio, mesmo diante da opção apresentada pelos deputados para a realização de uma sessão secreta.

"Vamos recorrer à Justiça Federal, reiterar o pedido de cópia do processo em curso e autorização para que Chebabi preste depoimento a esta comissão", explicou o relator da CPI da Merenda, Estevam Galvão.

Chebabi é apontado por todos os ex-funcionários da cooperativa como o responsável pelo desvio de recursos, pagamento de propina a agentes públicos e fraude em documentos. "Já é possível afirmar que houve fraude e corrupção ao menos em parte dos contratos firmados entre a Coaf e o poder público, com desvio de dinheiro da cooperativa para pagamentos irregulares, em prejuízo dos cooperados, dos pequenos produtores e do poder público. A cooperativa era uma instituição criminosa", disse.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp