Dia do Corretor de Imóveis é comemorado em ato solene


26/08/2016 18:30 | Da Redação Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Ato solene na Assembleia comemora o Dia do Corretor de Imóveis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Nacional do Corretor de Imóveis (27 de agosto) foi comemorado nesta sexta-feira, 26/8, na Assembleia Legislativa, em ato solene proposto pelo deputado Aldo Demarchi (DEM).

"É um momento de júbilo, emblemático da nova fase em que se encontra o nosso desenvolvimento profissional", afirmou Alexandre Tirelli, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (Sciesp) atualmente exercendo a chancelaria da Unisciesp, universidade corporativa mantida pela entidade sindical.

Tirelli creditou parte do mérito a que a profissão ascendeu ao longo de 54 anos, desde a aprovação da Lei 4.116/1962, à contribuição dada por Paulo Nathanael Pereira de Souza na formulação do relatório que permitiu a promulgação da Lei 6.530/1978, regulamentadora da profissão de corretor de imóveis em âmbito nacional. Paulo Nathanael atuava na época no Conselho Nacional de Educação e é o atual reitor da Unisciesp.

"A profissão de corretor de imóveis é uma das mais importantes porque materializa o sonho da casa própria, da sede própria da empresa, da venda e aquisição de propriedades", disse o reitor.

A regulamentação profissional, segundo Paulo Nathanael, aumentou a respeitabilidade da carreira e, com o tempo, trouxe novas demandas para o corretor. "Hoje o corretor é um consultor de negócios, deve ter conhecimentos em áreas como matemática financeira e oportunidades de financiamento", afirmou.

Essas exigências levaram à necessidade de capacitação em cursos e em nível superior, resultando daí, de acordo com o reitor, tanto a Unisciesp quanto a Escola Brasileira de Ensino à Distância (Ebrae), formadoras de profissionais do setor imobiliário.

Durante o evento foram entregues diplomas aos formandos do curso Transações Imobiliárias, da Ebrae. Segundo a entidade, desde a sua criação já foram formados aproximadamente 36 mil novos profissionais.

alesp