Associação Okinawa Kenjin comemora 90 anos de fundação com exposição na Alesp

Também serão realizados eventos na Sala São Paulo e no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema
29/08/2016 16:48 | Da Redação

Compartilhar:

Cartaz exposição 90 anos da AOKB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg194040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Danças de Ryukyu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg194044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palco do salão da sede da AOKB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg194045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para marcar seus 90 anos de fundação, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) realizará três grandes eventos na capital paulista, que contarão com as presenças de várias comitivas vindas da província japonesa. As delegações desembarcam no dia 1º/9 em São Paulo e são formadas por 43 pessoas, entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Okinawa, das prefeituras e câmaras municipais de Naha (capital) e Tomigusuku, além de associações locais.

As comemorações dos 90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil têm inicio já nesta segunda-feira, 29/8, às 19h30, com a abertura da exposição de fotos "90 Anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil", no Hall Monumental da Assembleia Legislativa. A mostra que conta a história de Okinawa e da AOKB ficará aberta a visitação pública até o dia 4/9. A maioria das fotos pertence ao acervo da própria associação e outras vieram do Japão. "Entre os registros, há algumas relíquias que foram preservadas durante a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de japoneses foram expulsos de suas casas, levando consigo apenas a roupa do corpo", contou Eiki Shimabukuro, presidente da AOKB.

Espetáculo na Sala São Paulo

O segundo evento está marcado para o dia 3/9, a partir das 18h, na Sala São Paulo, no bairro da Luz, um dos mais conceituadas espaços de concerto no país. Intitulada Noite das Artes de Ryukyu, antigo nome do arquipélago de Okinawa, o espetáculo produzido por Satoru Saito mescla música, dança e teatro.

Segundo o professor Satoru Saito, a Noite das Artes de Ryukyu contará com a participação de cerca de cem artistas da comunidade okinawana, que foram previamente selecionados.

O espetáculo está dividido em duas partes. Na primeira serão apresentadas danças e músicas tradicionais de Okinawa, as chamadas artes clássicas. A segunda será dedicada às artes modernas. Nesse bloco estão previstas as danças com bingata (quimono típico de Okinawa) e as da Cobra e do Leão, além das apresentações dos conhecidos grupos de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Dokoukai.

Centro Cultural Okinawa

O terceiro e último evento está marcado para o dia 4/9, a partir das 10h, no Centro Cultural Okinawa do Brasil, localizado na avenida 7 de Setembro, 1.670, em Diadema, com cerimônia de abertura e apresentação de artes. Na ocasião serão homenageadas pessoas com mais de 90 anos que prestaram relevantes serviços à comunidade.

"É um evento único, imperdível, que resume a cultura okinawana", afirma o presidente Eiki Shimabukuro, que destacou o empenho e o apoio do deputado Hélio Nishimoto (PSDB) na viabilização dos espaços da Assembleia Legislativa e da Sala São Paulo.

A associação

Com cerca de 2 mil famílias associadas e 44 subsedes filiadas, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil desenvolve em sua sede social, na rua Dr. Tomas de Lima, 72, na Liberdade, diversas atividades culturais e esportivas com o intuito de atrair jovens nikkeis e de outras etnias. Entre os cursos regulares, a associação mantém os de karatê e aulas de sanshin (tradicional viola okinawana de três cordas) e minyo (música folclórica de Okinawa).

Mais informações sobre a AOKB podem ser obtidas pelo telefone 3106-8823.

*Com colaboração da assessoria do deputado Hélio Nishimoto.

alesp