Programa Alesp Sustentável é lançado e busca conscientização ambiental dos servidores

Meta é atingir a certificação ambiental A3P, específica para prédios públicos
01/09/2016 20:01 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Edson Giribon (a esq.) e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edison Castilho, Cristina Azevedo, Edson Giriboni, Fernando Capez, Antonio Celso, Pedro Henrique e Dora Tschirner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez participa do lançamento do programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sarah Munhoz, coordenadora do NAE, informa que a intenção é obter o selo ambiental A3P<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Zakir, Edison Castilho, Cristina Azevedo, Edson Giriboni, Sarah Munhoz, Antonio Celso, Pedro Henrique e Dora Tschirner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Alexandre Sampaio Zakir, secretário geral de administração da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na cerimonia de lançamento programa Alesp Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançado nesta quinta-feira, 1º/9, na Assembleia Legislativa, o Programa Alesp Sustentável, que pretende estimular a conscientização ambiental entre os funcionários da Casa. Segundo o presidente Fernando Capez, com o programa, implementado pela área ambiental do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), a Alesp irá dar exemplo a todos os parlamentos do Brasil. Capez ainda falou das mais de 600 ações que estão sendo implementadas pelo NAE, destacando o acompanhamento de atendimento em hospital da Baixada Santista, questão já encaminhada ao Ministério Público.

O deputado Edson Giriboni (PV), que já respondeu pela Secretaria estadual do Meio Ambiente, e é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância da conscientização ambiental, pois os recursos naturais são finitos. "O desafio é integrar desenvolvimento e meio ambiente." Coordenadora do NAE, Sarah Munhoz informou que a intenção é obter o selo ambiental A3P, específico para prédios públicos.

Secretário-geral de adminis­tração da Alesp, Alexandre Sampaio Zakir descreveu as ações de sustentabilidade que já foram realizadas no prédio da Alesp, como a eliminação dos vazamentos e instalação de redutores nas torneiras. Estão planejadas muitas outras ações, como a perfuração de poço artesiano, que tornará o prédio auto-suficiente, tratamento de todo esgoto e a instalação de captadores de energia solar, além de uma termoelétrica movida a resíduos não-recicláveis.

O evento foi aberto por dois participantes do NAE Ambiental, Fernanda Bulhões Morgade e Gabriel Rangel Nascimento Silva. Este falou das ações educativas sustentáveis que serão implementadas na Alesp, que poderão gerar premiações aos funcionários da Casa. A primeira delas é o estabelecimento da Carona Solidária, que será seguida pelo incentivo ao uso de canecas em vez de copos descartáveis e pela conscientização sobre o uso racional da energia elétrica e da água.

Fernanda Morgade falou sobre o Alesp Sustentável e apresentou os palestrantes. Após agradecer a presença de todos, disse estar "com fé inabalável que das sementes plantadas por vossas senhorias crescerão frutos que irão saciar nosso afã em prol do fomento de um ambiente de trabalho sustentável e equilibrado".

Palestras

A certificação A3P foi o tema abordado por Thaís Horta, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Ela relatou sua experiência na Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambienta da Prefeitura de São Paulo, quando supervisionou a implementação do A3P na cidade, que visa à economia de recursos naturais e a redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Da Coordenadoria de Pla­nejamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Cristina Azevedo abordou o tema Planejamento e Sustentabilidade.

O subsecretário de Energia Renovável da Secretaria de Estado de Energia e Mineração, Antonio Celso de Abreu Júnior, discorreu sobre Energias Renováveis: geração e distribuição. A seguir, o gerente de Relações Institucionais da AES Brasil falou sobre o Uso Eficiente de Energia Elétrica. O Uso Racional da Água foi o tema abordado pelo agente técnico da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Edison Castilho.

A Importância da Educação Ambiental foi o tema da presidente da ONG In-Pacto Sócio-Ambiental, Dora Tschirner. Por fim, a coordenadora executiva da ONG Ecos do Vitória, Romilda Campelo, abordou o tema Visão global, Ação Local.

alesp