Audiência discute a criação do Aglomerado Urbano de Franca


02/09/2016 18:03 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler e Edmur Mesquita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A questão da criação do Aglomerado Urbano de Franca foi tema de discussão da audiência realizada na capital, no dia 30/8, entre o deputado Roberto Engler (PSDB) e o subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

O ponto de partida para a formação do aglomerado urbano seria a união das cidades da região administrativa de Franca, exceto as agregadas à recém-criada Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Entre outras coisas, a medida deve unificar políticas públicas em determinadas áreas temáticas.

"Levando em conta uma série de determinações legais e técnicas, há consenso de que as características das cidades da nossa região as identificam e permitem a criação de um aglomerado próprio", revelou o deputado Roberto Engler.

Além de Franca, formariam a região outras 17 cidades: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Não está afastada, no entanto, a hipótese de inclusão de outros municípios, a depender de conclusões técnicas da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). "É preciso entender o perfil de cada município e a interdependência entre eles para que se fundamente a composição do aglomerado urbano", afirmou Roberto Engler.

rengler@al.sp.gov.br

alesp