Servidores da Defensoria buscam assegurar direito de greve


08/09/2016 15:04 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia e servidores da Defensoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um grupo do comando de greve dos servidores da Defensoria do Estado de São Paulo apresentou pedido da deputada Márcia Lia (PT) referente à negociação da categoria com o Estado, durante reunião em São José dos Campos, na semana passada. Os grevistas, ligados à Associação de Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Asdpesp), relatam ameaças de desconto dos dias parados e negativa do governo em negociar.

"Ouvi os trabalhadores e me comprometi a tratar do assunto na Assembleia Legislativa, no sentido de garantir o direito de protesto dos servidores, porque não há nada de ilegítimo no movimento", declarou a deputada.

Segundo a categoria, os servidores técnicos da Defensoria Pública recebem salário médio de R$ 2,3 mil, valor que equivale à metade do salário médio do Tribunal de Justiça e Ministério Público. Além disso, os dois órgãos têm planos de carreira e benefícios melhores que os da Defensoria Pública, segundo os grevistas.

Desde o dia 23/8 pelo menos 120 funcionários de cerca de 20 unidades da Defensoria Pública no Estado estão em greve, reivindicando reposição salarial de 15% relativa ao período de novembro de 2013 a agosto de 2015, mudança da data-base para 1º de março (a mesma dos demais servidores do Estado) e equiparação salarial com os servidores do TJ e MP. Ao todo, são 800 servidores em 70 unidades.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp