Assembleia promove seminário sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo

Campanha Setembro Amarelo marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
12/09/2016 15:00 | Da Redação Giulia Mendes - fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira, 12/9, o seminário Setembro Amarelo " Falando sobre Saúde Emocional. O evento faz parte da campanha de conscientização da população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e quais as formas de prevenção. Realizado em parceria com o Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), o seminário acontece das 14h às 18h, no auditório Teotônio Vilela.

A divulgação da campanha é feita principalmente por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela, razão pela qual convencionou-se chamar este mês de Setembro Amarelo.

Desde 1/9, a fachada do Palácio 9 de Julho exibe, à noite, a cor amarela em solidariedade à campanha. Em 2015, pontos turísticos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Congresso Nacional e a Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, o estádio Beira-Rio em Porto Alegre, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, o Palácio Campo das Princesas em Recife e a Ponte Anita Garibaldi em Laguna (SC) foram iluminados.

Estatística

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias, resultado da falta de prevenção e conscientização da população. Para diminuir estas estatísticas, é preciso esclarecer e estimular pessoas que sofrem de depressão a falar abertamente sobre o que os afligem ou incomodam. No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, profissionais da saúde, população e movimentos organizados se juntam pela valorização da vida.

Programação

Entre as palestras programadas para o dia 12/9 estão: A importância da Campanha de Prevenção do Suicídio para a População, a ser proferida por Alexandrina Maria Meleiro, psiquiatra e coordenadora da Comissão de Estudos e Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa médica fará também palestra sobre a realidade da prevenção do suicídio.

Para falar sobre conscientização dos familiares e atendimento aos sobreviventes do suicídio estarão Neila Campos, presidente da Associação Brasileira de Familiares, Amigos de Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), e Karen Scavacini, psicóloga cofundadora do Instituto Vita Alere e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps).

Por fim, Sônia Palma, psiquiatra e vice-presidente do Conselho Científico da Abrata, fará palestra sobre o risco de suicídio na adolescência; e Marcelo Ruiz, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), abordará o tema A Importância do Voluntariado na Manutenção da Vida.

alesp