ILP realiza primeira aula de introdução a Libras

Instituto promoverá dia 22/9 palestra sobre garantias voltadas à pessoa surda
16/09/2016 14:01 | Do ILP : Tainá Freitas Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Karina Zonzini pedagoga e intérprete sinais (libras)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na aula de introdução à Libras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Primeira aula de "Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)" aconteceu nesta segunda-feira, dia 12/9<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A professora Karina Zonzini iniciou a aula contando sobre a história da Libras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Redes Sociais do Instituto do Legislativo Paulista  ILP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 12/9, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou a primeira aula de "Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras)", ministrada pela pedagoga e intérprete Karina Zonzini.

A professora contou a história da Libras, língua que surgiu no Brasil durante o império de Dom Pedro 2º, com a chegada do educador francês Hernest Huet. É por esse motivo que a Libras tem a influência da língua de sinais francesa, mas ambas são diferentes, o que impossibilita a conversação entre surdos de nacionalidades diferentes. O interesse do imperador pela língua de sinais se originou no fato de que a princesa Isabel tinha um filho surdo.

Karina destacou que não existe surdo-mudo. Os surdos têm as cordas vocais preservadas, conseguem emitir sons, mas o fato de não ouvirem dificulta sua fala. Mas, através do aprendizado e acompanhamento de profissionais, isso se torna possível. Mesmo os que não desenvolvem a fala se comunicam. "Eles não são mudos: eles usam a Libras".

Além disso, os surdos não devem ser chamados de deficientes auditivos, pois deficientes possuem um déficit, ou seja, podem escutar em maior ou menor grau, inclusive, com o auxílio de aparelhos auditivos.

Os alunos puderam aprender o alfabeto, números, sinais, cumprimentos, nomes, saudações, meses do ano, horas, meio de transportes, verbos, frutas, entre outros sinais. Os alunos puderam aprender, também, a datilologia, uma ferramenta da língua de sinais brasileira que consiste na soletração de uma palavra quando não há um sinal correspondente a ela.

A Libras é uma língua que requer paciência. Cada sinal deve ser interpretado dentro de um contexto, pois há sinais que significam palavras e objetos diferentes, mas que são iguais. As expressões facial e corporal também são importantes nessa fala: é necessário projetar a cabeça para a frente e fazer um sinal para expressar uma pergunta, por exemplo. As intensidades de tamanho de objetos também são medidos por expressões faciais.

A próxima aula de Introdução à Libras será realizada no dia 26/9, às 19h, no auditório Teotônio Vilela. Já no dia 22/9, haverá a palestra O Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Garantia da Pessoa Surda, às 19h, no mesmo auditório.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do ILP: clique aqui . Haverá a emissão de certificado e a palestra, além de ser presencial, também será exibida online no portal da Alesp.

alesp