Parlamentar quer proibir sal na mesa dos restaurantes


21/09/2016 17:02 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha de Madureira: combate ao excesso de sódio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um elemento químico extremamente prejudicial à saúde, se consumido em excesso, está prestes a desaparecer das mesas dos restaurantes do Estado de São Paulo. Pelo menos esta é a proposta do deputado Cezinha de Madureira, vice-líder da bancada do Democratas na Assembleia Legislativa.

"Tivemos acesso a estudos recentes sobre os males provocados pelo consumo exagerado de sódio e, imediatamente, acionamos nosso departamento jurídico para criar projeto de lei neste sentido", afirma Cezinha, lembrando que no sal de cozinha está presente grande parte do cloreto de sódio ingerido pelo ser humano. "Tirar o sal de cozinha de perto do consumidor é, no nosso entendimento, uma das formas mais eficazes de combater o excesso de sódio, já que não haverá o estímulo ao consumo", completa o deputado.

No escopo do projeto, Cezinha de Madureira lembra ainda que doenças consideradas males da modernidade estão diretamente relacionadas ao exagero no uso do sal de cozinha. Entre elas, está a hipertensão arterial, pedras nos rins e insuficiência renal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso recomendado de sal é de cinco gramas por dia, o que representa dois gramas de sódio. "Sabemos que há alto teor de sódio em outros alimentos presentes em nosso cotidiano, mas diminuir o consumo de sal já será um avanço para a sociedade e um benefício para a saúde", finaliza o parlamentar.

cezinhademadureira@al.sp.gov.br

alesp