Jornada inclusiva do ILP é encerrada com aula de Libras

Instituto realizará em outubro palestras sobre questões femininas
27/09/2016 17:36 | Da Redação Monica Ferrero Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Rodrigo e Karina Zonzini Bueno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A segunda e última aula sobre Libras ocorreu nesta segunda-feira 26/9<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na aula de introdução à Libras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2016/fg194941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, na noite de 26/9, a segunda e última aula sobre Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes, encerrando assim a 1ª Jornada Inclusiva, que teve a intenção de trazer mais conscientização e discussão para esta causa, buscando mais acessibilidade e promoção da língua de sinais. A aula foi ministrada pela intérprete de libras Karina Zonzini Bueno.

Em mensagem de vídeo, o presidente Fernando Capez elogiou a iniciativa do ILP de inclusão da população surda e o trabalho da intérprete de libras Karina.

Na abertura do evento, o diretor do ILP, Rodrigo Tritapepe, lembrou que a aula ocorria justamente no Dia Nacional do Surdo (26/9), sendo que, em 25/9, é comemorado o Dia Estadual do Deficiente Auditivo. Por isso, o prédio da Assembleia Legislativa ficará iluminado de azul, cor escolhida para representar o "Orgulho Surdo", até 30/9, quando se comemora a data internacionalmente. Tritapepe falou ainda da intenção de se criar um "ABC das deficiências", para explicar a melhor forma de se referir às pessoas com deficiências físicas.

Karina afirmou que o intuito das aulas é sensibilizar o público sobre a Libras, uma vez que só na cidade de São Paulo são 516 mil surdos. Ela anunciou que o ILP e a presidência da Alesp, possivelmente, vão promover um curso gratuito de Libras.

A cor azul turquesa foi escolhida, em 1999, para marcar o Orgulho Surdo, pois os nazistas, na Segunda Guerra Mundial, marcavam os deficientes auditivos nos campos de concentração com essa cor, para posterior extermínio, lembrou Karina. No Brasil, o Dia do Surdo é 26/9, data da fundação da primeira escola de surdos no Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro.

As aulas, palestras realizadas, cursos previstos e outras informações estão disponíveis na página do facebook do ILP https://www.facebook.com/ILP.instituto ou no portal da Alesp (al.sp.gov.br/ilp).

O ILP realizará em outubro duas atividades gratuitas voltadas ao público feminino: no dia 6/10, a palestra A Condição Feminina, a cargo de Maria Garcia; e no dia 17/10, Albertina Duarte falará sobre Prevenção de Doenças Femininas. A inscrição pode ser feita no site do ILP.

alesp