Entrevista aborda o papel do empresário no futebol brasileiro


10/10/2016 16:44 | Da Redação: Beatriz Correia Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Empresário Wagner Ribeiro é entrevistado por Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Wagner Ribeiro no programa Discussão Nacional, da TV Assembleia SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Ribeiro é administrador e empresário de jogadores de futebol no Brasil e no exterior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Fernando Capez e Wagner Ribeiro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fernando Capez entrevistou, na sexta-feira, 7/9, o empresário Wagner Ribeiro no programa Discussão Nacional, da TV Assembleia SP. Ribeiro é administrador e empresário de jogadores de futebol no Brasil e no exterior. Foi responsável pela transação de diversos esportistas entre Brasil e Europa.

A conversa abordou o potencial econômico do futebol e a importância do esporte para a economia nacional e internacional. Ribeiro ressaltou o trabalho do empresário na carreira do jogador e os problemas que podem vir com a profissão: "Torcedor odeia o empresário de futebol. Para ele, eu estou tirando o jogador do seu time de coração".

A primeira transação bem-sucedida de Wagner Ribeiro, a qual o iniciou no ramo, foi a venda de França, jogador do XV de Jaú, para o São Paulo, em 1997. Ribeiro, além de empresário, é amante do esporte, assim como o presidente da casa. Capez relembrou vários momentos e nomes do futebol e destacou que o papel do empresário é "aproveitar o potencial econômico do atleta, que muitas vezes não sabe o próprio valor".

Ribeiro foi responsável por jogadores como Kaká, Lucas Moura, Robinho e Neymar. A função do empresário começa nas escolas de base, mandando olheiros para escolher talentos que serão mandados para os clubes. Em seguida, o suporte se dá pelo marketing, questões jurídicas e as transações internacionais.

Outro tema abordado no programa foi a decisão da Fifa de proibir a participação de investidores nos direitos financeiros do atleta. Ribeiro comentou como isso afeta as transferências: "O jogador pode combinar, no fechamento do contrato, receber um percentual de compensação do valor da transação". A última negociação feita por Wagner Ribeiro foi a de Gabigol do Santos para o Inter de Milão, por 29,5 milhões de euros.

alesp