ILP propõe parcerias com escolas do Legislativo federal


17/10/2016 19:53 | Da Redação - Foto: Da assessoria do ILB e da ABEL

Compartilhar:

Rodrigo Tritapepe e Florian Madruga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195345.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Tritapepe em reunião com diretor Antônio Helder Medeiros Rebouças e coordenadores do Interlegis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 10/10, o diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Rodrigo Tritapepe, esteve em Brasília para uma visita às escolas do Legislativo. No Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), foi recebido pelo presidente, Paulo Costa, e teve a oportunidade de conhecer as salas de aula e toda a estrutura da escola. Tritapepe visitou ainda a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), onde pôde conhecer o presidente Florian Madruga, e o Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), dirigido por Antônio Helder Medeiros Rebouças.

Cooperação

O encontro entre os diretores teve o intuito de estabelecer parcerias entre os órgãos. O ILP pretende estabelecer uma rede de comunicação onde divulgará os cursos do Cefor, as escolas da Câmara dos Deputados, do ILB e do Senado Federal, já que possuem cursos de educação à distância (EaD) gratuitos. Há ainda a possibilidade de essas escolas incluírem cursos realizados no ILP em suas grades curriculares.

O Programa Interlegis do ILB produz sites para câmaras municipais que ainda não possuem esse meio de comunicação. O serviço inclui pagar o domínio e hospedagem do site. A criação de um site é fundamental para um contato mais acessível aos cidadãos e para facilitar o cumprimento da Lei de Transparência, que estabelece que informações de interesse público, como orçamento, protocolo e tramitação de documentos, devem estar disponíveis aos cidadãos sem que estes precisem solicitá-las. A parceria entre o ILB e o ILP pretende fortalecer um elo entre o ILB e as câmaras, para que estas sejam cada vez mais contempladas.

O ILP, em parceria com a Abel, que une todas as escolas do Legislativo e de Contas do Brasil, pretende fazer um levantamento das câmaras que não possuem escolas legislativas e auxiliá-las na criação destas, para oferta de cursos gratuitos, maior interação entre público e poderes e promoção de políticas públicas.

Os representantes do Cefor, ILB e Abel foram convidados a visitar o Instituto do Legislativo Paulista e a Assembleia paulista.

alesp