Oncologista fala sobre o câncer de mama e defende a prevenção


24/10/2016 20:19 | Da Redação Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Diretor do DDI, Rodrigo Tritapepe ressalta que a parceria com o Sincor foi fortemente motivada pelas palestras e eventos ocorridos durante o Outubro Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Tritapepe, Simone Martis e Raquel Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simone Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia OLiveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento ouvem oncologista que defende a prevenção contra o câncer de mama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diagnóstico, informação e educação foram os principais temas da palestra da oncologista Célia Tosello, com o tema Informação sobre Prevenção do Câncer, realizada nesta segunda-feira, 23/10, na Assembleia Legislativa. A palestra faz parte da programação do Departamento de Documentação e Informação (DDI) e do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) relacionada ao Outubro Rosa. Com a parceria do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo (Sincor), o encontro desta segunda-feira teve também a palestra de Maria Helena Monteiro: Autoconfiança, convicção para agir.

O diretor do DDI, Rodrigo Tritapepe, ressaltou que a parceria com o Sincor foi fortemente motivada pelas palestras e eventos ocorridos durante o Outubro Rosa, que ressaltaram um aspecto preocupante do câncer de mama: cerca de 95% dos casos de mortes causados pela doença poderiam ser evitados caso tivessem sido diagnosticados com mais antecedência.

Segundo a médica Célia Tosello, existem atualmente muitas possibilidades de impedir o avanço da doença. O diagnóstico é simples e pode ser feito por meio de exames regulares de mamografia e, quando necessário, ultrassonografia e ressonância magnética. Se confirmada a doença em estágio inicial, há formas de tratamento eficazes, inclusive cirurgias com pouco dano estético.

Como detectar

A detecção da doença de forma mais ampliada supõe processos de educação da população que incentivem o autoexame, visitas médicas, exames radiológicos e a não ter medo de reconhecer a doença. Para Célia, no caso de o câncer ser detectado, quanto menor for o tumor, melhor o prognóstico da doença; maiores possibilidades de cirurgias com poucos danos; aplicação de tratamentos menos agressivos; maior sobrevida; e garantia de qualidade de vida, apesar da doença.

Apesar dos potenciais tecnológicos existentes, o Brasil registra ainda 14 mortes por câncer de mama em cada grupo de 100 mil mulheres. "Infelizmente, a taxa de mortalidade no Brasil é ainda muito alta, pela falta do diagnóstico." A oncologista acrescenta ainda que se trata de uma doença cara e mutilante, que registra anualmente 60 mil novos casos. Os números, segundo ela, podem aumentar ainda mais em razão do envelhecimento da população.

A médica também ponderou que a atenção deve estar presente em diferentes faixas etárias. Um nódulo persistente é perigoso. É sempre preciso identificar se um cisto eventualmente identificado regride, após a menstruação, ou se seu tamanho aumenta. Os nódulos com risco são normalmente rijos, densos, pois têm muitas células. É preciso observar sempre se os nódulos aparecem também em outros lugares do corpo. "As mulheres precisam conhecer suas mamas, educar-se, ler, perguntar, participar e compartilhar com outras pessoas", concluiu a oncologista.

Participou também do evento a 2ª vice-presidente do Sincon, Simone Martins. A entidade também promove a partir desta segunda-feira uma exposição na Assembleia Legislativa com o título O Corretor de Seguros Através dos Séculos, que ficará aberta ao público ao longo das próximas semanas, no Hall Monumental.

alesp