ILP promove primeira palestra Assembleia Visita

Projeto visa ensinar como funciona o processo legislativo
27/10/2016 20:51 | Da Redação

Compartilhar:

Diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe durante palestra do projeto Assembleia Visita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primeira palestra do projeto Assembleia Visita na Etec de Itaquera <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, no dia 25/10, a primeira palestra do projeto Assembleia Visita, que contou com Felipe dos Santos Gomes, técnico legislativo da Divisão de Materiais e Patrimônio da Alesp, para explicar como as leis são elaboradas e sua tramitação no Legislativo. A abertura da palestra foi feita pelo diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe, que falou da história da legislação no Brasil.

"O processo legislativo é um jogo político com certas regras que as pessoas muitas vezes não entendem", disse Felipe lembrando que as leis municipais, estaduais e federais diferem quanto à jurisprudência.

"Queremos mostrar como funciona a construção das leis", disse Tritapepe explicando o que moveu o ILP a pensar nesse projeto. "Percebemos que os jovens não estavam interessados conhecer o processo legislativo. Se eles não têm interesse, queremos descobrir o porquê", disse Tritapepe. "Temos de mostrar que política é feita constantemente e não somente nas eleições".

O projeto ILP e o processo legislativo como ferramentas de ensino itinerante para o efetivo exercício da cidadania, conhecido como Assembleia Visita, procura levar à sociedade as formas necessárias para que uma ideia possa se tornar um projeto de lei. As comunidades também aprendem como são regidas as casas legislativas de todo o país.

"Nossa proposta é que os participantes possam fazer sugestões para levarmos aos deputados", explicou Tritapepe. "Nós devemos entender a função dos deputados perante a sociedade: ouvir e servir".

alesp