Orçamento para agricultura no Estado não chega a 1%


31/10/2016 16:49 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Marcia Lia fala na abertura do seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) voltou a defender, no dia 25/10, a ampliação dos recursos estaduais destinados à agricultura no Estado de São Paulo durante abertura do 4º Seminário Paulista de Extensão Rural, realizado em Campinas. Para a parlamentar, sem uma revisão no orçamento paulista, não há possibilidade de melhorias efetivas na questão da agricultura familiar e extensão rural. "As pessoas que estão lá na base do campo sabem do que estou falando. A gente visita assentamentos estaduais e federais e se depara com as imensas dificuldades que nossos agricultores têm com relação à assistência técnica e fomento à produção", disse a deputada, que coordena na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.

Segundo Márcia, em outros momentos, o Estado de São Paulo chegou a ter 4% do seu orçamento destinado à agricultura. Hoje, a pasta não corresponde a 1% do total de recursos. "No ano passado, o orçamento da Secretaria de Agricultura foi de 0,55%. Para que possamos melhorar as políticas públicas, temos que pensar na destinação de recursos e contemplar de forma organizada. O Itesp tem um trabalho neste sentido, mas falta muito para atender as demandas da agricultura", argumentou Márcia.

A deputada defendeu a valorização dos profissionais da área de assistência técnica e demonstrou preocupação pela tramitação da PEC 241 no Congresso Nacional. "Essa PEC vai acabar com o funcionalismo público, vai congelar salários e desvincular receitas destinadas à educação e à saúde", pontuou a parlamentar.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp