Libra promove palestra sobre combate à corrupção


01/11/2016 18:50 | Da Redação: Beatriz Correia

Compartilhar:

Jurista Modesto Carvalhosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) promove palestra com o jurista Modesto Carvalhosa  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195777.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil - Libra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195778.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) promoveu na última quinta-feira, 28/10, palestra com o jurista Modesto Carvalhosa, na Assembleia Legislativa. O objetivo da reunião foi tratar de assunto recorrente nos últimos tempos no Brasil: a corrupção.

A palestra faz parte do "Projeto de Combate à Cultura de Corrupção", o qual visa, em parceria com o secretário da Educação, José Renato Nalini, dar início a uma mudança cultural a partir da base do currículo escolar.

"Em matéria de corrupção no Brasil, cada hora tem uma novidade. Depois de uma semana, você está desatualizado", afirmou Carvalhosa, ao explicar que a corrupção no país é algo cultural e que "necessita ser enfrentada como os tráficos de drogas, de armas e de órgãos".

A exposição do jurista funcionou como um debate, no qual os ouvintes perguntavam e Carvalhosa respondia, formando então uma discussão com o intuito de encontrar formas de combate à corrupção.

O jurista explicou as três formas possíveis do crime: corrupção pública, privada e individual. A primeira refere-se aos delitos cometidos pelos órgãos e pessoas públicas, e é considerada a "mãe". A corrupção privada é a realizada por empresas e seus dirigentes. E, por último, a individual é a corrupção cometida em pequenos atos, como entregar um atestado falso na empresa ou escola para justificar uma falta.

Marta Lívia Suplicy, presidente da Libra, completou a fala de Modesto Carvalhosa concluindo: "Não são só os políticos que são corruptos. A corrupção é uma doença vergonhosa. Quem fura uma fila ou guarda um troco errado é corrupto também".

Para finalizar, o advogado declarou que a política é um importante instrumento para o momento que o país enfrenta, pois mudanças são necessárias quando "em um mundo com tantos avanços tecnológicos, dois terços da humanidade encontra-se em situação de pobreza, miséria ou fome".

Marta Lívia informou que novas palestras serão ministradas, sem precisar quantos e quando serão os encontros seguintes. Mas, garantiu que Luiz Philippe de Orleans Bragança, especialista em ciência política, será o próximo a palestrar.

alesp