Pastoral da Terra lança Caderno de Conflitos Fundiários


03/11/2016 15:33 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia participa de debate na Faculdade João Paulo 2º, em Marília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg195865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cinquenta trabalhadores rurais morreram em 2015 em decorrência da violência no campo. No mesmo ano, foram 59 tentativas de assassinatos, 144 ameaças e 80 camponeses presos. Esses são alguns dos números que integram o Caderno de Conflitos Fundiários, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), lançado dia 28/10, em Marília. Márcia Lia (PT), que coordena a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar na Assembleia Legislativa, foi convidada para participar como debatedora.

De acordo com os dados apresentados, os Estados mais violentos são Rondônia e Pará, com 20 e 19 mortes respectivamente. A publicação traz dados sobre as situações de conflitos por terra, água, além de problemas socioambientais, trabalhistas e violência contra a pessoa. "É uma forma de dar visibilidade à violência para que possamos ter ações governamentais para mudar essa triste realidade", disse o padre Jurandir Severino de Lima, coordenador estadual da CPT. O padre Luís Antônio Ricci, coordenador da Faculdade João Paulo 2º, local onde foi realizado o evento, disse que para além das mortes, há as pessoas expostas à violência.

Márcia Lia encerrou o debate, que durou cerca de três horas, demonstrando preocupação com a atual conjuntura política e econômica do país. Na sua avaliação, as propostas que estão sendo colocadas em pauta pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional trazem um verdadeiro retrocesso nos direitos sociais conquistados historicamente pelos brasileiros.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp