Lei garante medicamentos para fibrose cística


07/11/2016 17:30 | Da assessoria do deputado Roberto Morais

Compartilhar:

Encontro comemora 14 anos de criação da lei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg195940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O dia 4/11 é muito especial para centenas de pessoas no Estado de São Paulo, pois em 2002 foi promulgada a Lei 11.250, que garante o fornecimento gratuito de medicamentos e complementos alimentares aos portadores da fibrose cística, doença hereditária e incurável, não contagiosa e que pode manifestar-se desde o nascimento.

Em comemoração aos 14 anos da lei, foi realizado no sábado, 5/11, ato por iniciativa do deputado Roberto Morais (PPS), autor da lei. Portadores da doença vindos de várias cidades do Estado, representantes de associações, autoridades e convidados participaram do encontro que debateu os avanços na legislação e na medicina em relação à fibrose cística. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o portador pode ter uma vida ativa e produtiva.

"Hoje é muito gratificante ver os pacientes que se beneficiaram da lei levarem uma vida normal. Sinto-me honrado em ter sido o autor dessa lei que salva vidas. Foi uma luta árdua que envolveu muitas pessoas determinadas, como pacientes, familiares, médicos e agentes públicos. A Fibrocis, associação que congrega portadores da doença, também foi determinante para a criação da lei", contou Roberto Morais.

Para a ex-presidente da Fibrocis, Célia Linhares, a história ficou dividida entre antes e após a Lei 11.250. "Havia praticamente nada para combater o avanço da doença, e muitas pessoas morriam. Hoje, todos os portadores levam uma vida normal e com qualidade de vida", afirmou.

rmorais@al.sp.gov.br

alesp