Novo programa da TV Assembleia SP aproxima deputados do público jovem


08/11/2016 18:48 | Da Redação Larissa Leão - Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

 A gravação do programa ocorreu  nesta terça-feira, 8/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estagiários da Alesp na gravação do programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez participa da gravação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O primeiro programa Tribuna Jovem foi gravado nesta terça-feira, 8/11, e em breve estreará na programação da TV Assembleia SP. Seu objetivo é promover um debate informal entre deputado, apresentador e jovens convidados. O apresentador do programa é Valter Abraão e a previsão é de que a atração seja exibida semanalmente.

O deputado convidado para o primeiro programa foi o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, que debateu diversos assuntos relacionados às redes sociais, bem como à sua carreira. Durante o debate, jovens estagiários da Casa elaboraram perguntas a Capez.

Quando questionado sobre as redes sociais e educação, Capez declarou que a "internet é uma aliada de quem quer estudar". Segundo ele, as escolas deveriam modificar o ensino. Para ele, o primeiro horário deveria ser dedicado às aulas e o segundo à pesquisa, com tutores para ajudar os alunos no uso das ferramentas de busca.

O jovem Natan Nascimento questionou a precariedade das escolas estaduais, tanto em estrutura quanto em ensino. Para o presidente, "o modelo de ensino está ultrapassado e precisa ser modificado imediatamente". Além disso, ressaltou a importância de haver aulas mais participativas a fim de estimular o aluno a permanecer na escola.

Também foi abordado o tema das ocupações que ocorreram recentemente na Assembleia. Segundo Capez, elas aconteceram "porque o jovem não foi ouvido antes". Para ele, é preciso buscar formas alternativas e mais eficazes de manifestações. Além disso, afirmou que é necessário oferecer aos jovens educação sobre política.

Processo Legislativo

O programa também debateu o caminho dos projetos de lei. Capez explicou que cada deputado tem seu assessor que elabora projetos. Após essa etapa, o projeto passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pela de Finanças e pela de mérito, por exemplo, se for um projeto relacionado à saúde, ele transita também pela Comissão de Saúde. Após essas etapas, ele vai ao Plenário. Caso aprovado, o projeto é levado ao governador para sanção.

Capez também falou sobre sua carreira no Ministério Público e o uso de seus conhecimentos jurídicos na sua atuação como parlamentar.

alesp