Obras emergenciais na antiga matriz de Redenção da Serra


08/11/2016 18:21 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato (à dir.) em reunião com Mauro Arce (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As reformas emergenciais prometidas pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) para salvar a antiga igreja matriz de Redenção da Serra dos riscos de queda, terão início no próximo dia 16/11, conforme anunciou a empresa ao deputado Padre Afonso Lobato (PV). "É o primeiro passo antes do restauro completo do prédio", disse o deputado.

A obra vai custar R$ 1,180 milhão e será realizada pela Bolanho Arquitetura, Restauração e Construção, num prazo de oito meses. O projeto foi desenvolvido com base em relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), acompanhado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Anteriormente, no início de setembro, em ofício encaminhado ao deputado, a Cesp havia informado que as obras constituem "serviços de salvaguarda da edificação, com intervenções corretivas e preventivas, pertencentes ao restauro definitivo".

Entre as obras previstas estão a reforma e recuperação do telhado, da estrutura da cobertura e dos sistemas de coleta e condução de águas pluviais, além da reconstrução e recuperação das paredes de taipa em "processo de colapso".

"Esse é o retorno de uma solicitação feita por mim em fevereiro de 2016, juntamente com autoridades locais, depois da queda de uma das paredes de taipa da igreja, ocorrida no final de 2015 por causa das fortes chuvas", explica Padre Afonso.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp