Software facilita doação de sangue de deficientes


09/11/2016 16:46 | Da assessoria do deputado Igor Soares

Compartilhar:

Igor Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196067.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Igor Soares (PTN) apresentou o Projeto de Lei 776/2016, que obriga a implantação de software nos computadores de centros de doação de sangue do Estado para cadastrar deficientes, especialmente os auditivos.

O deputado apontou que muitos doadores têm encontrado dificuldades, por não haver sistemas que ajudem quem possui deficiência auditiva a fazer os procedimentos necessários. "Muitas vezes as pessoas são impedidas de doar sangue por não existirem mecanismos que permitam aos funcionários a interação e integração para o cadastro", afirma Igor Soares.

A ideia do projeto é que os centros de doação tenham um software que permita a comunicação necessária entre os doadores que tenham surdez e os funcionários. O dispositivo serviria somente para as perguntas pertinentes e necessárias ao cadastro, entrevista e triagem. Como exemplo, o sistema permitirá a interação por meio de perguntas e respostas digitadas, ou mesmo por Língua Brasileira de Sinais (Libras).

"O Estado de São Paulo deve ser pioneiro em adotar políticas administrativas concretas que garantam a inclusão social em todos os setores públicos e privados", enfatiza o deputado. "Garantir o direito de cidadãos com surdez nos centros de doação de sangue para um ato voluntário e solidário é mais do que uma obrigação. Dessa forma, poderemos também fomentar campanhas de incentivo à doação no Estado", conclui o deputado Igor Soares, que também é autor do projeto de lei que institui o junho vermelho.

igorsoares@al.sp.gov.br

alesp