Raul Cutait é condecorado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo

O médico, com 43 anos de carreira, é uma das maiores referências do país
11/11/2016 18:55 | Da Redação Keiko Bailone - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Kabalan Frangieh, Raul Cutait, Fernando Capez e Antônio Salomão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Cutait<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez, Raul e Marcia Cutait<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196235.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Salomão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196236.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul e Marcia Cutait<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196237.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ocorreu nesta quinta-feira 10/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196238.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr Yazbek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na sonelidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196241.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cirurgião gástrico, especialista em coloproctologia, endoscopia digestiva, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia geral, o médico Raul Cutait recebeu, no dia 10/11, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem ocorreu em ato solene conduzido pelo presidente Fernando Capez, ao qual compareceram autoridades, amigos e familiares. O deputado Antonio Salim Curiati (PP) representou os 94 parlamentares da Casa.

Ao agradecer a honraria, Cutait confessou que seus valores mudaram e hoje "sucesso não significa dinheiro ou fama". "Sucesso é poder compartilhar amor e afeto, ser respeitado e respeitar", opinou, ao abordar a importância da medicina em sua vida. A área médica, afirmou, lhe deu a oportunidade de preencher inquietações, conhecer, conviver com diferentes crenças e fazer o bem para as pessoas. "Nem sempre tudo dá certo na medicina, mas temos de tentar que tudo dê certo, sob a égide do comportamento ético".

Mais adiante, Cutait criticou o sistema público e privado de saúde "por não privilegiarem o médico", e as escolas de medicina do país por não apresentarem nem condições básicas nem humanas para formar profissionais. "Jovens se formam sem condições de competir por vagas de residentes que, atualmente, são em número 30% inferior ao de formandos", destacou.

Cutait adicionou a essa crítica os baixos salários pagos aos médicos, que os obrigam a ter até quatro empregos, restando-lhes pouco tempo para se dedicarem à família e ao lazer. Cutait referiu-se a pesquisas que revelaram que a remuneração, apesar de insuficiente, não estão no topo das reclamações dos médicos. O que mais os incomoda é a incapacidade de exercer a medicina em sua plenitude. "Eles sentem-se derrotados porque os exames e tratamentos não são acessíveis ou demoram em demasia", pontuou. Após essa explanação, Cutait disse que aceitava a homenagem em nome da categoria.

O prestígio de Cutait

Raul Cutait tem mais de 15 prêmios científicos nacionais e internacionais, destacando-se o Institute for Scientific Information, conferido em 2001. Membro de 19 sociedades médicas nacionais e 17 internacionais, é cofundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica.

Ao se dirigir ao homenageado, Antonio Jorge Salomão, secretário-geral da Associação Médica Brasileira, lembrou episódios que evidenciam a atuação de Cutait na área médica. Um deles foi o fato ocorrido em maio deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal votou e derrubou a validade da lei que autorizava pacientes a fazer uso da chamada pílula do câncer. Os ministros argumentaram que a lei punha em risco a segurança e a saúde dos pacientes, abrindo precedentes para que outras drogas fossem ofertadas à população sem a devida comprovação de segurança médica.

"A fundamentação dos ministros baseava-se em artigo de Cutait, segundo o qual as doenças devem ser entendidas à luz da ciência; ele destacava que a esperança é fundamental e os médicos devem fazê-la constar de seus receituários, colocando-se como parceiros de seus pacientes em suas batalhas contra a doença, mas não devem oferecê-la sem o devido embasamento científico, sob o risco de promover o charlatanismo", relatou.

Ao final da cerimônia, Capez cumprimentou Cutait "pelo exemplo de ser humano e cidadão, pela grandeza e humildade". A entrega da honraria foi feita por dois pacientes do médico: Maria Fernanda Capez e Salim Curiati.

alesp