Parlamento paulista e OAB/SP promovem a 1ª Cãominhada

Evento será no próximo domingo, 20/11, no estacionamento da Alesp
18/11/2016 18:05 | Da Redação

Compartilhar:

Cartaz oficial do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Animais abandonados em ruas e praças infelizmente são comuns nas paisagens urbanas. Pela ausência de um tutor responsável e fragilidade das políticas públicas de proteção, encontram-se à própria sorte - sendo que um número expressivo é também vítima de maus tratos.

Dessa forma, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, atentar as autoridades e entreter os tutores e seus animais (bem como as famílias e grupos interessados em música, gastronomia e atividades "zenpet"), a Assembleia Legislativa e a OAB/SP, por meio do Departamento de Cultura e Eventos e da Comissão de Proteção e Defesa Animal e de suas assessorias de comunicação, promoverão a 1ª Cãominhada OAB/SP e Alesp: ZenPet. O evento ocorrerá no estacionamento da Alesp, no dia 20/11, das 9 às 18 horas.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.caominhadasp.com.br e darão direito a participação nas atividades gratuitas e nos sorteios (que serão realizados no período da tarde). Os tutores deverão trazer coleira, identificação e água para seu bichinho, que deverá estar devidamente vacinado e tratado contra endo e ectoparasitas (vermes, pulgas e carrapatos).

Animal não é brinquedo

A presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/SP, Maíra Pereira Vélez, informa o tema deste ano da Cãominhada, em sua primeira parceria com a Alesp: "Animal não é brinquedo". Ela destaca "o abandono contumaz e com índices alarmantes, muitas vezes oriundo da falta de planejamento da família ou tutor".

O vice-presidente da comissão, Wilson Ricardo Ligiera, ressalta a necessidade da realização de campanhas que divulguem a importância da posse responsável e das denúncias às autoridades das condutas que caracterizam o crime de maus-tratos.

Além disso, parece ser desconsiderado que os animais nessa situação errante e irresponsável tornam-se uma situação de risco à saúde pública. A existência de cães e gatos abandonados, além da questão humanitária envolvida no desamparo de seres sencientes, é problemática porque aumenta a possibilidade de transmissão de zoonoses (como raiva, leptospirose e leishmaniose) e de os animais tornarem-se agressivos, por comportamento de autopreservação.

Assim, a conscientização da população, a esterilização dos animais, o envolvimento direto do poder público e o incentivo e a promoção de adoção responsável apresentam-se como medidas imprescindíveis para resolver o problema - não raramente negligenciadas pelas autoridades.

O evento trará ainda, em parceria com a Vegnice Eventos Veganos e Ações Solidárias, as seguintes novidades: aula coletiva de yoga, apresentação de dança e música indiana e feira de adoção virtual - além de momentos de relaxamento com seu animal de estimação aplicando o conceito ZenPet.

Adoção

Aqueles que desejarem iniciar o processo de adoção deverão assinar termo de compromisso e apresentar documentação como RG e comprovante de residência. A adoção se concretizará após a visita do protetor responsável ao domicílio do candidato, para entrevista e conversa de esclarecimento sobre posse responsável. Como a OAB e a Alesp não têm abrigos, a condição do animal será responsabilidade do protetor e da ONG.

Serão realizadas no evento atividades de lazer para cães, seus tutores e pessoas conscientes da necessidade de proteger os animais. Haverá ainda uma feira gastronômica vegana e "food trucks", com máquinas de café gourmet e guloseimas diversas - sem produtos de origem animal. Também haverá sorteios de artigos pets e humanos, shows musicais e distribuição de brindes.

alesp